Com o subtítulo Criatividade Cósmica e Artística, a obra O Universo, da autoria de Hubert Reeves e Daniel Casanave, é a mais recente aposta da Gradiva na banda desenhada. Trata-se da edição nacional do segundo número da série franco-belga La Petite Bédéthèque des Savoirs, publicada pela Le Lombard, sob a direção de David Vandermeulen.

Tendo como editora Nathalie Van Campenhoudt e contando com o grafismo de Elhadi Yazi, o principal objetivo da referida série de BD é associar um ensaísta de renome na sua área a um autor de BD, tendo sido abordadas temáticas relacionadas com a história, filosofia, técnica, ciência, cultura, natureza e sociedade. Iniciada em 2016, a série La Petite Bédéthèque des Savoirs conta com 20 números e reflete uma tendência editorial no mercado franco-belga que alia a componente didática a um formato de menores dimensões que os tradicionais álbuns.

Quanto a Reeves e Casanave, os autores viriam a colaborar num segundo livro de banda desenhada, para uma outra série da mesma editora, intitulado Hubert Reeves nous explique La Biodiversité.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Com o talento de divulgador que já conhecemos, Hubert Reeves explica, com remissões hábeis para a criatividade humana que a Ciência revela, o que hoje sabemos acerca da criação do Universo. Com palavras e ideias simples, Hubert Reeves consegue que compreendamos o infinitamente complexo, desvendando conceitos e factos que assimficam ao alcance de todos.

Hubert Reeves, astrofísico com o ar de «poeta do espaço», ensina cosmologia em Montreal e Paris. Escritor muito popular, publicou na Gradiva todos os seus livros – Um Pouco Mais de Azul, A Hora do Deslumbramento, Malicorne, Aves Maravilhosas Aves, A Agonia da Terra, Crónicas dos Átomos e das Galáxias, Já Não Terei Tempo, Últimas Notícias do Cosmos, Poeira das Estrelas e O Universo Explicado aos Meus Netos – alguns dos quais foram best-sellers. Preocupado com questões ambientais, Reeves preside à associação Humanidade e Biodiversidade.

Daniel Casanave é um autor de banda desenhada francês que iniciou a sua atividade em 2000, tendo na sua vasta bibliografia cerca de 30 obras para editoras como a 6 pieds souts terre, Dargaud, Delcourt, Lombard, Casterman, Futuropolis ou Les Rêveurs. Esta é a primeira vez que uma banda desenhada sua é publicada em Portugal. Este argumentista e ilustrador de BD trabalha também na área do teatro, ilustração editorial e ilustração de livros infantojuvenis.

O Universo: Criatividade Cósmica e Artística
Hubert Reeves & Daniel Casanave
Editora: Gradiva
Páginas: 64
Encadernação: capa mole
Dimensões: 13 x 18,6 cm
ISBN: 978-989-616-813-1
PVP: 11,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.