Subintitulado Uma Ideologia Moderna, a obra Os Direitos do Homem, da autoria de François de Smet e Thierry Bouüaert é publicada em Portugal pela Gradiva. Trata-se da edição nacional do 16.º número da série franco-belga La Petite Bédéthèque des Savoirs, publicada originalmente pela Le Lombard.

Registe-se que se trata da primeira obra de BD do autor belga Thierry Bouüaert editada em Portugal, com obras publicadas originalmente em editoras como a Casterman e a Bamboo. Os leitores portugueses da revista Fluide Glacial – que mensalmente é distribuída nos nossos pontos de venda de periódicos – reconhecerão o seu nome como o ilustrador da série Oncle Gilbert, com argumento de David Vandermeulen.

Quanto à publicação de mais volumes desta série pela Gradiva, depende do sucesso das vendas dos dois livros editados.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Em 1948, na sequência da guerra e da descoberta do horror da Shoah, um comité propôs-se redigir a primeira Declaração dos Direitos do Homem de alcance universal. Esse acontecimento dará lugar a um diálogo e, nalguns casos, a uma confrontação transformadores entre várias visões e sistemas políticos do mundo. Neste livro conta-se a história da equipa que lançou no papel um sonho comum: um mundo no qual o Homem não voltasse a ser lobo do Homem… 

François de Smet é filósofo e director de Myria, um organismo belga encarregado de garantir os direitos fundamentais dos estrangeiros. É também autor de obras sobre a democracia.

Thierry Bouüaert é um autor de banda desenhada que desenvolveu uma obra variada e pessoal, influenciado pelo panorama gráfico britânico e pelas produções contemporâneas.

Os Direitos do Homem: Uma Ideologia Moderna
François de Smet & Thierry Bouüaert
Editora: Gradiva
Páginas: 84
Encadernação: capa mole
Dimensões: 13 x 18,6 cm
ISBN: 978-989-616-812-4
PVP: 11,00€

Outras Leituras