Estreia a 4.ª temporada de Fear the Walking Dead

Estreia a 4.ª temporada de Fear the Walking Dead

Em 2003, a Image iniciou uma nova série de banda desenhada escrita por Robert Kirkman e desenhada por Tony Moore. A preto e branco, a BD centrava-se num xerife de Kentucky que acordava de um coma para se encontrar num cenário de apocalipse zombie. No sétimo número, Charlie Adlard passa a assumir o desenho. E assim se inicia a história do fenómeno de culto que originou a franchise de The Walking Dead, com direito a romances, jogos de tabuleiro, videojogos e outros produtos.

Os primeiros 84 números da série de BD foram editados em Portugal pela Devir até agosto de 2016, altura em que suspendeu a sua publicação. Com as devidas adaptações e alterações de enredo, geralmente aprovadas pelo próprio Kirkman, a série televisiva homónima já teve direito a 8 temporadas com um total de 115 episódios, estando a estreia da 9.ª temporada planeada para o final de 2018.

Paralelamente, Kirkman e Dave Erickson criaram uma segunda série baseada no universo de The Walking Dead, cujos eventos da primeira e segunda temporadas eram cronologicamente anteriores aos narrados na BD e série televisiva, com um conjunto de personagens totalmente novo. A prequela Fear The Walking Dead segue o percurso de uma família disfuncional desde os primeiros dias da epidemia e dos diferentes companheiros que vão tendo, desde a Califórnia ao México.

Após 3 temporadas sem nenhuma relação direta com a BD nem a série televisiva, a 4.ª temporada que estreia hoje no canal AMC em Portugal, vai alterar tal ao introduzir um personagem na série retirado do primeiro número da série de BD e do primeiros episódio da série televisiva The Walking Dead, Morgan Jones. Morgan viria a desaparecer e reaparecer nas séries de BD e televisão mais do que uma vez. Após breves aparições na 3.ª e 5.ª temporada, Morgan regressa definitivamente à série na 6.ª temporada de The Walking Dead, tendo encerrado (provisoriamente?) a sua participação com a 8.ª temporada.

Para o espetador, é a transição de Morgan de uma série para a outra a força-motriz para que o início da 4.ª temporada de Fear The Walking Dead avance cronologicamente para o final da 8.ª temporada da série-mãe (registe-se que os últimos acontecimentos da 3.ª temporada de Fear… coincidiram com o final da 1.ª temporada de TWD). Obviamente, este crossover não existe na banda desenhada – nenhum dos personagens de Fear… existe na BD -, permitindo um desenvolvimento do personagem na TV que não coincide com a BD, como tem acontecido com outros personagens.

Após as insistentes solicitações dos fãs para um crossover entre as duas séries, esta parece ter sido a oportunidade perfeita não só para introduzir um personagem da série-mãe (e da BD) na (ex-)prequela, como ainda surgirem no primeiro episódio da 4.ª temporada outros personagens da série-mãe e da BD. E assim se completa o ciclo entre os dois media

Eis o trailer:

Deixa um comentário