Das recentes 9 estreias de animes na plataforma Crunchyroll, 5 são baseadas em banda desenhada inédita em Portugal, as quais apresentamos aos nossos leitores:Golden Kamuy (ゴールデンカムイ / Gōruden Kamui) é uma série de manga da autoria de Satoru Noda, publicada pela Sueisha na revista Weekly Young Jump, desde 2014. Até ao momento, foi compliada em 13 volumes. A transposição para anime ficou a cargo do Geno Studio, com os 12 episódios a serem escritos por Noboru Takagi e realizados por Hitoshi Nanba.

O anime tem lugar nos campos nortenhos de Hokkaido, durante a turbulenta Era Meiji. Sugimoto, um soldado que sobreviveu à Guerra Russo-Japonesa e ficou conhecido como “O Imortal”, precisa de uma grande quantia de dinheiro… Ele encontra um mapa de tatuagens nas costas de fugitivos da Prisão Abashiri, que pode levar a um tesouro secreto! Em Hokkaido encontra magníficas paisagens de, fugitivos violentos e Asirpa, uma rapariga de etnia ainu. Inicia-se uma batalha de sobrevivência pelo tesouro escondido…

Eis o trailer:


My Sweet Tyrant (あっくんとカノジョ / Akkun to Kanojo) é um manga do género comédia romântica, da autoria de Waka Kakitsubata, tendo como público-alvo as adolescentes e jovens adultas. Publicado desde 2013 pela editora japonesa Media Factory na revista Monthly Comic Gene, foi compilado, até ao momento, em 7 volumes.

Após ter sido adaptado para um drama em CD audio em 2016, coube ao estúdio Yumeta Company realizar a sua transição para animação. Os episódios são escritos por Yuka Yamada e realizados por Shin Katagai. Akkun e Nontan são amigos de infância e namorados… Mas Akkun está sempre a dizer coisas terrivelmente duras a Nontan, além de ser frio e temperamental para ela. É assim que Akkun expressa o seu amor por Nontan. Esta é uma comédia de amor jovem entre Akkun e Nontan, a qual ão se importa nem um pouco com a forma como o seu doce tirano a trata.

Eis o trailer:


Nobunaga no Shinobi (信長の忍び) é uma manga yonkoma da autoria de Naoki Shigeno, publicado na revista Young Animal da editora japonesa Hakushensha desde 2008. A história centra-se em Chidori, que ajuda o general Oda Nobunaga na sua missão de unificar o Japão. Coligido, até ao momento, em 9 volumes, o manga já teve direito a 4 spin-offs, todos da autoria de Shigeno: Nobunaga no Shinobi: Owari Tōitsu-ki (desde 2012, em Young Animal Arashi), Gunshi Kuroda Kanbee Den (desde 2013, em Young Animal Densi), Masamune sama to Kagetsuna kun (desde 2013, em Comic Ran Twins Sengoku Busho Retsuden) e Sanada Tamashii (desde 2015, em Young Animal Densi).

Entre outubro de 2016 e setembro de 2017, coube ao estúdio TMS Entertainment a transposição do manga para o anime, tendo os 52 episódios sido realizados por Akitaro Daichi. A terceira temporada, com direito a subtítulo, Nobunaga no Shinobi: Anegawa Ishiyama-hen, que estreou recentemente, contou com a mesma equipa de profissionais.

Eis o trailer:


Bono Bono (ぼのぼの), também conhecido por Bonobono, é um manga yonkoma da autoria de Mikio Igarashi que tem sido publicado nas revistas Tensai Club, Manga Club e Manga Life da editora japonesa Takeshobo. Iniciado em 1986, o manga já foi compilado em 43 volumes e tem direito a um spin-off do mesmo autor, denominado Bono Chan. Ao longo destes anos, o manga foi transposto para livros ilustrados, 2 videojogos (plataformas 3DO e Playstation original) e 2 filmes de animação, tendo direito a uma primeira série de anime de 48 episódios entre 1995 e 1996. Desde o final da série até 1998, foram ainda transmitidos 9 especiais de animação.

Foi em 2016 que o estúdio Eiken iniciou uma nova série de animação, com realização de Hidenori Yamaguchi. Após 2 temporadas e 102 episódios, estreou recentemente a terceira temporada. Bonobono, uma jovem lontra-do-mar, faz amizade com o Esquilo, o Gato Pescador e outras criaturas silvestres amigáveis. Entre uma piada e outra, esta série também enfrenta questões filosóficas como: “O que é a vida?”

 

Eis uma análise à série:


Major foi uma série de manga do género desportivo da autoria de Takuya Mitsuda, publicada entre 1994 e 2000 na revista Weekly Shonen Sunday da editora japonesa Shogakukan e cologida em 78 volumes. O manga teve direito a ser transposto para série televisiva e filmes de animação. Em 2015, o autor iniciou uma sequela ao manga original, Major 2nd, centrado desta feita em Daigo, o filho de Goro, o protagonista da série original, publicada na mesma revista e tendo até ao momento sido compilada em 12 volumes.

O anime está a cargo das NHK Enterprises, com Michihiro Tsuchiya, Kenji Konuta, Mitsuyo Suenaga e Kenichi Yamashita a serem os responsáveis pelas escrita dos episódios e Ayumu Watanabe pela sua realização. Daigo Shigeno é um adolescente, filho de Goro, um jogador profissional de beisebol. Inspirado por seu pai, que jogou na Major League japonesa, Daigo começa a jogar beisebol com os Mifune Dolphins, uma liga juvenil. Incapaz de estar à altura das expectativas de um filho de jogador profissional, ele acaba desistindo do beisebol em menos de um ano. Até que, quando está no 6.º ano, a escola de Daigo recebe um aluno que acaba de voltar dos EUA – Hikaru Sato, filho de Toshiya Sato, jogador da Major League e amigo próximo de Goro. O que esperar do futuro destes dois jovens?

Eis o trailer:

Outras Leituras