Rita do Mar é a autora de 2 fanzines de ilustração resultantes da sua vontade em participar na atividade mundial denominada por Inktober nos anos de 2016 e 2017. Publicado em março de 2017, 31 Witches nasceu do gosto e interesse da autora pela fantasia e os mundos mágicos. Cresceu a ler os romances de Harry Potter e as bandas desenhadas das W.I.T.C.H., universos que lhe são muito queridos. Da mesma forma, o universo da franchise Sailor Moon e o subgénero japonês de fantasia de magical girls sempre lhe chamaram a atenção. Dessas influências e a vontade de participar no desafio Inktober, surgiu o zine 31 Witches, o primeiro inktober que alguma vez acabou, e também o meu primeiro zine.

Clique nas imagens para visualizar em toda a sua extensão algumas das ilustrações:

 

Mais recente é o zine Boys in Panties, publicado em novembro de 2017 e com direito a nova edição em abril de 2018. Este zine nasceu das reflexões da autora sobre o género e papéis de género, sobre o significado do feminino e qual o papel que uma peça de roupa interior tem na nossa visão da identidade do outro. O seu principal objetivo, para além de expressar as suas convicções, é também encetar uma conversa sobre identidades de género, sobre a visão do feminino enquanto algo depreciativo e sobre como o masculino pode ser tóxico e debilitante.

Clique nas imagens para visualizar em toda a sua extensão:

Rita do Mar (aka Rita Martins) licenciou-se em 2016 em Desenho pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde até hoje gere o Opiarte – Núcleo de Ilustração e BD da FBAUL. Teve um trabalho seu exposto na Casa das Histórias Paula Rego, a propósito do 1.º Prémio Paula Rego. Participou por duas vezes na antologia Lilies, – a solo no volume 3 e com argumento de Miguel Peres no volume 5, que será publicado em breve. Participou ainda na Ladies’ Night Anthology, sediada em Chicago, para a qual desenhou uma BD de 6 páginas escrita pela Amy Chase e editada pela Summer Sparacin, com a qual integrou a exposição “Traços e inspiração: A presença portuguesa no mercado norte-americano de BD”, no Amadora BD 2017. Desenhando desde que se conhece e sendo ainda possuidora do primeiro conjunto de aguarelas que a sua mãe lhe deu, está a fazer neste momento uma pequena formação de Design Gráfico e a desenvolver outros zines, enquanto participa em feiras de arte e eventos de cultura pop. No dia 5 de maio, estará no Free Comic Book Day Alcântara Block Party, promovido pela lisboeta Gateway City Comics.

Além dos eventos, os zines de Rita do Mar podem ser adquiridos em mazenoodle.tictail.com ou na sua versão digital em gumroad.com/mazenoodle.