A série de banda desenhada selecionada para o quinto volume da Coleção Bonelli é Le Storie. Esta série estreada em 2012, foi idealizada por Mauro Marcheselli, inspirando-se na série publicada entre 1976 e 1980 denominada Un uomo un’avventura. Desta vez em formato revista, Le Storie vale-se da indústria de fumetti bonelliana para colocar mensalmente nos pontos de venda de periódicos uma BD one-shot, explorando diversos géneros, como a fantasia, ficção científica, western, terror ou o género histórico.

A série Le Storie, teve direito a dois spin-offs. A série Le Storie Speciali é anual e tem a característica de ser a cores. O segundo spin-off é realizado através da edição de álbuns para o mercado livreiro, com histórias inéditas ou previamente publicadas.

Para além de diversos autores que trabalham periodicamente para as diversas séries bonellianas surgirem como autores desta série, o facto de cada número se tratar de um one-shot permite ainda a presença de autores convidados, alguns dos quais bem conhecidos dos leitores portugueses, sejam autores disneyanos (p.e., Paolo Mottura, Corrado Mastantuono, Fausto Vitaliano e o próprio Tito Faraci) ou de outras áreas (p.e., Manuele Fior, que este mês tem um livro seu lançado pela Devir, ilustrou uma das capas de Le Storie).

Para a sua coleção, a Levoir optou pelo #47 da série regular, originalmente publicado em agosto de 2016. Sangue e Gelo é da autoria de Tito Faraci e Pasquale Frisenda, os quais dispensam apresentações.

Tito Faraci é um nome recorrente nas bandas desenhadas da Disney publicadas pela Goody e anteriores editoras, tendo sido publicadas em Portugal cerca de um quarto das mais de 400 bandas desenhadas que escreveu para a Disney. Das suas colaborações com a Bonelli, recentemente já tinha sido publicado a BD Tex: Capitan Jack, pela Polvo. Pasquale Frisenda já tinha duas BD do Tex publicadas pela Polvo, Patagónia (recentemente com direito a nova tiragem com 2 novas capas da sua autoria ) e O Segredo do Juiz Bean, tendo o autor já sido convidado e exposto em Anadia e na Amadora.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A proposta para o quinto volume da Colecção Bonelli é a BD Sangue e Gelo, extraída de Le Storie, uma série sem personagens fixos, que recupera o conceito da mítica colecção Un Uomo, un’Avventura. Le Storie, título criado em 2012 para acolher histórias complexas, bem contadas e muito bem desenhadas, tendo geralmente como pano de fundo um acontecimento histórico concreto, é da autoria do argumentista Tito Faraci, ilustrado magistralmente por Pasquale Frisenda, e tem ainda como responsável pela capa Aldo Di Gennaro. Sangue e Gelo, passa-se no início do século XIX quando o Grande Exército napoleónico desgastado pela estratégia russa da “terra queimada”, retira através de um deserto de neve deixando atrás de si centenas de milhares de homens à fome, que lutam pela mera sobrevivência num ambiente de horror. Um pedaço de pão e um fogo em torno do qual se aquecer é tudo o que os homens do capitão Lozère querem. Quando um brilho distante, quente e convidativo, aparece sob o cinzento mortal do céu, a esperança parece renascer … No entanto, é como se no ar frio e sombrio houvesse algo sinistro, uma sensação ingrata, uma presença sem rosto aguardando a sua chegada com paciência imortal.

Colecção Bonelli vol. 5: Le Storie – Sangue e Gelo
Tito Faraci & Pasquale Frisenda
Editora: Levoir
Páginas: 120, a preto e branco e cinza e vermelho
Encadernação: capa dura
Dimensões: 190 x 260 mm
PVP: 10,90€

Outras Leituras