Foto: Lailson dos Santos

Mauricio de Sousa, o autor brasileiro mais célebre e premiado na área de banda desenhada e reconhecido por ser o criador da “Turma da Mônica”, estará presente na área de Banda Desenhada & Literatura na 5ªedição da Comic Con Portugal que terá lugar entre 6 a 9 de setembro no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras.

Desde muito cedo, Mauricio de Sousa mostrou o seu gosto pela ilustração desenhando e rabiscando nos seus cadernos da escola. Aos 19 anos mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal “Folha da Manhã” (atual “Folha de S. Paulo”) onde escrevia reportagens policiais. Em 1959, quando ainda trabalhava como jornalista na área policial, criou a sua primeira personagem – o “Cãozinho Bidu”. A partir de uma série de tiras de banda desenhada com “Bidu” e “Franjinha” publicadas semanalmente na Folha da Manhã, Mauricio de Sousa iniciou a sua carreira na banda desenhada.

Nos anos seguintes, Mauricio criou mais tiras para outros jornais dando origem diversos personagens — “Cebolinha”, “Piteco”, “Chico Bento”, “Penadinho”, “Horácio”, “Raposão”, “Astronauta”, entre muitas outras. Em 1970, lançou a revista da “Mônica”, com uma tiragem de 200 mil exemplares, pela Editora Abril. Um dos seus mais recentes sucessos é a revista “Turma da Mônica Jovem, cuja tiragem chega a atingir 500 mil exemplares.

Mauricio de Sousa apostou noutros projetos relacionados com a Banda Desenhada. Nos últimos anos, o talentoso artista expandiu o seu universo para diversos públicos, com projetos como as “Graphics MSP, nas quais autores convidados reinterpretam as suas clássicas personagens nos seus próprios estilos. Outro destaque é a “Mônica Toy, que aposta nos traços 2D, no estilo toyart, e em animações sem diálogos e bem-humoradas, para cativar os mais diversos públicos. São mais de 10 milhões de visualizações dos vídeos da série no canal oficial da “Turma da Mônica” no YouTube – www.youtube.com/turmadamonicatv.

Hoje, entre bandas desenhadas e tiras de jornais, as suas criações chegam a cerca de 30 países. O autor já alcançou o extraordinário número de 1 bilião de revistas publicadas. Mauricio de Sousa é considerado o maior formador de leitores do Brasil.

Às criações em banda desenhada, juntam-se centenas de livros ilustrados, revistas de atividades, álbuns de figurinhas, DVDs, livros tridimensionais e até livros em braile, além de produtos licenciados.

Mauricio de Sousa irá marcar presença na Comic Con Portugal 2018, nos dias 7, 8 e 9 de setembro, dando oportunidade aos fãs de colocarem questões nos seus painéis Q&A e obterem autógrafos deste autor que faz parte do imaginário de várias gerações.

Outras Leituras