O labiríntico livro de Madalena Matoso, Não é nada difícil, foi distinguido com uma menção honrosa na primeira edição de um prémio internacional dedicado aos livros visuais, em Nova Iorque.

A New York Rights Fair é um recente mas desde logo importante certame organizado nos Estados Unidos graças à junção de vários esforços por alguns dos agentes mais dinâmicos da indústria internacional do Livro. Entre as forças da organização, está a Publishers Weekly, órgão importantíssimo de comunicação em torno dos livros, e a Feira de Bolonha, especializada no álbum ilustrado para a infância. O seu fito é a venda de direitos, o networking internacional mas ao mesmo tempo uma excelente oportunidade de celebrar e divulgar alguns dos mais arrojados projectos criativos afectos a estes territórios.

É nesse quadro que foi organizada, pela primeira vez, uma competição intitulada Talking Pictures: Selected Books, que pretendia dar um destaque particular a vários trabalhos em cinco categorias de livros visuais: Arte & Fotografia; Arquitectura & Design Gráfico; Livros de culinária; Banda Desenhada; e Álbuns ilustrados para a infância. É nesta última categoria que a Planeta Tangerina ganhou uma menção honrosa pelo livro de Madalena Matoso Não é nada difícil.

Júri

O júri contou com Ilaria Tontardini e Emilio Varrà, dois membros da Associazione Culturale Hamelin, um órgão italiano para a promoção da literatura, imagem e cinema para jovens, e os designers e ilustradores Seymour Chwast e Steven Guarnaccia, importantíssimos autores de uma vasta obra, quer enquanto artistas quer enquanto educadores.

Esperemos que já este ano haja mais concorrentes portugueses.


Galeria de imagens (clique nas imagens para as visualizar com maiores dimensões):

Sinopse:
Já todos ouvimos a expressão:
“Isso é mais difícil do que encontrar uma agulha num palheiro!”.
Mas quem disse que encontrar uma agulha num palheiro é assim tão difícil?
Este livro vem provar que muitas coisas aparentemente difíceis (e há tantas!) podem ser, afinal, bem mais fáceis do que pensávamos.Neste livro, a história só avança à medida que atravessas labirintos (uns mais fáceis, outros mais difíceis).
Há 14 labirintos à tua espera!

– Selecionado para Illustrators Exhibition —  Bologna Children’s Book Fair, 2018
– Menção Honrosa na categoria “Children’s Picure Books”, Talking Pictures Selection (New York Rights Fair)

Ficha técnica:
Título: Não É Nada Difícil – O Livro dos Labirinto
Autora: Madalena Matoso
Editora: Planeta Tangerina
Páginas: 40
Dimensões: 210 x 290 mm
1ª Edição: Novembro 2017
ISBN: 9789898145833

Outras Leituras