Hoje é distribuído nos pontos de venda de periódicos o primeiro volume da G. Floy da terceira série norte-americana de Ms. Marvel, a primeira não dedicada a Carol Danvers, mas sim à adolescente Kamala Khan. O volume Fora do Normal, da autoria de G. Willow Wilson (argumento) e Adrian Alphona (desenhos), compila os comic books Ms. Marvel (vol. 3) #1-5, bem como a BD curta da personagem constante de All-New Marvel Now! Point One #1, originalmente publicados entre janeiro e junho de 2014.

Durante a primeira fase do relançamento Marvel NOW!, uma das séries que não teve a sua numeração reiniciada foi Captain Marvel (vol. 7). Nesta série iniciada em julho de 2012, criada por Kelly Sue DeConnick (argumento) e Dexter Soy (desenhos), Carol Danvers tinha deixado de ser mais uma vez a Ms. Marvel (já tinha se tornado previamente a Binária e a Warbird, antes de protagonizar a segunda série de Ms. Marvel em 2006), passando a designar-se por Capitã Marvel. Registe-se que o português Filipe Andrade desenhou diversos números dessa fase.

As aventuras de Carol Danvers como Capitã Marvel têm prosseguido desde essa altura. Após o término da sétima série, seguiram-se mais duas e uma série com um título ligeiramente diferente, The Mighty Captain Marvel, nas sucessivas tentativas da editora se reinventar. Desde outubro de 2017, devido à iniciativa Marvel Legacy,  as bandas desenhadas de Danvers passaram a ser publicadas em Captain Marvel (vol. 1), mais propriamente a partir do seu #125.

Estabelecida a Carol Danvers como a Capitã Marvel nestes últimos 6 anos, nenhuma personagem se designava por Ms. Marvel. Sharon Ventura, a segunda personagem a utilizar o nome de código Ms. Marvel, há muito que o tinha permanentemente abandonado, desde a sua transformação em Mulher-Coisa. E Karla Shoffen, a Rocha Lunar, que se tinha tornado em tempos a doppelganger de Ms. Marvel, integrando os Vingadores de Norman Osborn na fase do Reinado Sombrio, também já tinha perdido tal designação para a própria Carol Danvers.

Foi em 2014, na fase All-New Marvel NOW!, que o manto foi assumido por Kamala Khan, uma adolescente de ascendência paquistanesa que idolatra Carol Danvers, tornando-se na primeira série da editora protagonizada por uma personagem muçulmana. São estas primeiras bandas desenhadas de Kamala que o volume Fora do Normal compila. Ao longo destes 4 anos, Kamala teve direito a 2 séries, mantendo-se G. Willow Wilson como argumentista. Por outro lado, a personagem tornou-se parte integrante do universo Marvel, tendo inclusivamente sido membro dos Vingadores e assumido a liderança dos Campeões (como pôde ser lido em alguns volumes editados pela Goody), bem como, mais recentemente, integrado a equipa Secret Warriors.

A primeira série protagonizada por Kamala foi reunida nos EUA em 4 trade paperbacks (TPB). A segunda série prosseguiu a numeração dos livros, tendo sido já editados mais 4 TPB. A publicação do 9.º TPB está anunciada para julho deste ano. Cada hardcover norte-americano compila 2 TPB. E existe ainda um Omnibus editado com a primeira série de Kamala completa.

A G. Floy optou para as suas edições pelo menor número de páginas dos paperbacks, mas, ao invés da capa mole, por uma capa dura e, ao invés do formato comic, pelo formato de dimensões mais generosas que a editora designa por deluxe.

Para os leitores das publicações brasileiras da Marvel à venda nas bancas nacionais, informa-se que a série Ms. Marvel nunca foi importada para o nosso país.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Ms. Marvel é uma das mais prestigiadas e aclamadas séries lançada pela Casa das Ideias nos últimos anos. Nomeada para inúmeros Prémios Eisner, vencedora do Hugo para Melhor Romance Gráfico (2015) e do Prémio de Angoulême para Melhor Série (2016), Ms. Marvel rompeu com muitos dos cânones das aventuras da Marvel da era contemporânea, recuperando alguma da magia original de personagens adolescentes que estão a descobrir os seus poderes enquanto tentam sobreviver num universo confuso e cheio de confrontos!

Kamala Khan é uma jovem adolescente muçulmana de Nova Jérsia, perfeitamente normal… até ao dia em que descobre que recebeu poderes extraordinários! Mas quem é realmente a nova Ms. Marvel? Uma simples adolescente muçulmana, indecisa entre dois mundos, o da América moderna e o do mundo tradicional do Islão? Uma inumana criada depois da explosão da Bomba Terrígena? Uma fã de Carol Danvers, a Capitã Marvel? Estará Kamala preparada para usar os seus tremendos poderes, e conseguirá ela perceber que com grande poder vem grande responsabilidade? Descubram tudo isso quando ela tomar o universo Marvel de assalto… ou pelo menos Nova Iorque e arredores!

Willow Wilson é uma escritora americana de prosa, poesia e comics, uma jornalista e ensaísta, e uma fã de longa data de banda desenhada e de outras manifestações da cultura pop. Depois de um período de introspecção e estudos religiosos, acabou por se converter ao Islão, e viveu vários anos no Egipto, onde ensinou inglês. Praticamente todos os seus livros ganharam prémios: as suas memórias de vida no Egipto, The Butterfly Mosque, foram o Seattle Times Best Book of 2010; o seu primeiro romance gráfico, Cairo (com o artista M.K. Perker, publicado pela Vertigo) foi nomeado como uma das melhores graphic novels do ano pelo School Library Journal e o Publishers Weekly; e o seu primeiro romance, Alif the Unseen, venceu o World Fantasy Award. Ms. Marvel foi a mais aclamada e premiada das suas criações, mas tem escrito regularmente para a Marvel e DC/Vertigo.

O canadiano Adrian Alphona foi inicialmente conhecido pela sua criação da série Runaways (juntamente com o escritor Brian K. Vaughan, autor de Saga e de Y O Último Homem), para a Marvel. Depois de alguns anos longe dos comics, tem trabalhado para a Marvel em inúmeros títulos.

O processo de criação de Kamala Khan, a nova Ms. Marvel e a primeira heroína muçulmana da Marvel, não foi isento de controvérsia e mesmo hostilidade. A autora trabalhou com a editora Sana Amanat para definir as suas características e história de família, mas muitos fãs e os meios mais conservadores da sociedade americana opuseram-se à aparição desta heroína adolescente de Nova Jérsia. Mas a nova personagem era tão fácil de se gostar, simultaneamente ingénua, querida, teimosa, e perdida entre as suas obrigações familiares e o Islão e a moderna vida Ocidental, que foi muito bem acolhida pelos fãs e pela crítica, tendo sido comparada sobretudo com Peter Parker nos anos da Idade de Prata da Marvel, e mesmo considerada um símbolo de reconciliação entre tradições religiosas diferentes.

“Talvez o mais importante comic publicado em 2014.” – ComicsAlliance.com

Ms. Marvel vol. 1: Fora do Normal
G. Willow Wilson & Adrian Alphona
Editora: G. Floy
Páginas: 120, a cores
Encadernação: capa dura, “formato deluxe”
PVP: 13,00€
ISBN: 978-84-16510-65-8

Outras Leituras