Na sua Colecção Bonelli, a Levoir optou por bisar a presença de Tex, com a oitava publicação de BD dedicada ao personagem no nosso país. A Pista dos Fora-da-Lei reúne 2 BD de Tex Willer publicadas na série bonelliana Almanacco del West com uma distância de 17 anos, sendo o título da BD mais recente o que dá nome ao volume.

Almanacco del West foi uma série anual bonelliana com bandas desenhadas inéditas de Tex Willer, publicada entre 1994 e 2015. Foi substituída, a partir de 2016, pela série anual Tex Magazine.

Ambas as histórias contidas neste volume já tinha sido distribuídas nos pontos de venda de periódicos nacionais via importação de revistas brasileiras. Com capa idêntica à da edição da Levoir, o Almanaque Tex #43 da Mythos chegou às bancas nacionais em 2014. A relação dos leitores portugueses com a segunda BD é mais antiga, remetendo ao Almanaque do Faroeste #1, ainda publicado pela editora Globo em 1996. Esta BD seria inclusivamente reeditada pela Mythos no seu Almanaque Tex #38, distribuído em Portugal em 2011.

Clique na imagem para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Tex Willer, o famoso ranger da editora Sergio Bonelli Editore que completa 70 anos em 2018, está de regresso a 17 de Maio com mais duas aventuras. A primeira aventura, A Pista dos Fora-da-Lei, escrita por Mauro Boselli e com os espectaculares desenhos do argentino Carlos Gomez, foi publicada pela primeira vez no Almanaco del West 2013. Nesta história, Tex,acompanhado por Jack Tigre e Carson perseguem o bando de Ozzie Johnson por este e a sua quadrilha terem assaltado o banco de Clifton, uma pequena cidade mineira. Mas tudo passa para segundo plano, quando um bando de apaches rebeldes decide atacar a povoação. Johnson e os seus homens vão mostrar uma inesperada nobreza de carácter, arriscando a vida para salvar a vida das mulheres de Clifton.

Na segunda aventura, O Assassino de Índios, de Claudio Nizzi e Andrea Venturi – o desenhador de Johnny Freak, a inesquecível história de Dylan Dog publicado no terceiro volume desta colecção. Venturi revela-se bastante à vontade na passagem para um género mais codificado como é o western, confirmando as suas qualidades artísticas, ao serviço de uma história com contornos de inquérito policial. O Assassino de Índios foi publicado originalmente no Almanacco del West 1996, narrando a investigação realizada por Tex e Kit Carson aos terríveis assassinatos de vários apaches da tribo jicarillas, cometidos por um misterioso mascarado que lhes arranca o escalpe. Tex descobre, ao mesmo tempo que o leitor, os motivos que levaram o misterioso assassino de índios a executar a sua vingança.

Colecção Bonelli vol. 6: Tex – A Pista dos Fora-da-Lei
vários autores
Editora: Levoir
Páginas: 216, a preto e branco
Encadernação: capa dura
Dimensões: 190 x 260 mm
PVP: 10,90€