Sempre a combater…

As editoras nacionais não parecem considerar que a autoria portuguesa de obras de banda desenhada publicadas noutros países é aliciante q.b. para editar tais trabalhos no nosso país, com raras exceções.

No que toca aos universos Marvel e DC, o mais frequente é as bandas desenhadas com autores portugueses serem ignoradas, exceto se, por acaso (e sublinha-se tal facto), pertencerem a séries que as editoras se encontram a publicar. Estes acasos são também uma oportunidade perdida em que não se prima por uma edição enriquecida com conteúdo editorial adicional no seu miolo ou uma capa exclusiva dos autores portugueses.

Seja como for, é tão rara a edição dos trabalhos norte-americanos dos autores nacionais em Portugal que a simples publicação dos mesmos merece a devida menção e chamada de atenção, como é o caso dos números 14 e 15 de Old Man Logan (vol. 2), desenhados por Filipe Andrade, incluídos no volume 6 da primeira série da Goody dedicada aos X-Men. Aliás, Andrade regressou à série nos números 19 e 20, pelo que não será a última vez que o autor português será publicado na série X-Men da Goody.

A lista completa dos comic books incluídos neste volume é:

  • X-Men: Blue #6 (junho 2017) – Cullen Bunn, Ray-Anthony Height & Ramon Bachs
  • X-Men: Gold (vol. 2) #6 (junho 2017) – Marc Guggenheim & R.B. Silva
  • Jean Grey #5 (agosto 2017) – Dennis Hopeless & Anthony Piper
  • Old Man Logan (vol. 2) #14-16 (novembro 2016 – janeiro 2017) – Jeff Lemire, Filipe Andrade & Andrea Sorrentino

Clique nas imagens para as visualizarem toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

O Cérebro conduziu a equipa Blue até às montanhas geladas do Colorado onde o grupo foi confrontado por um mutante com garras de aspeto familiar: nem mais nem menos que Jimmy Hudson, o filho do Wolverine de outra realidade. A equipa sabe de quem se trata, mas Jimmy parece amnésico, situação relacionada com a estranha aparição da poderosa Sra. Sinistra e dos seus “Novos Carrascos”. A equipa Gold continua também ela metida em sarilhos, envolvida numa enorme salgalhada que mistura nanorrobôs, Inteligência Artificial Sentinela e uma consciência focada em eliminar todos os seres existentes em Nova Iorque que possam apresentar qualquer imperfeição genética. Em relação a Jean Grey, depois da visão aterradora de um futuro marcado pelo regresso da Força Fénix, a jovem mutante decidiu ir ao encontro de Thor (Odinson) e aprendeu novas habilidades que podem fazer toda a diferença no “confronto” futuro com o mítico Pássaro de Fogo. Este volume inclui ainda duas histórias no arco narrativo da série “O Velho Logan”, incluindo “A Guerra dos Monstros”, trama com argumento de Jeff Lemire e a arte (fantástica) do português Filipe Andrade, um dos nomes mais sonantes da banda desenhada nacional.

X-Men Vol.6: Ajuste de Contas
Formato: 168 x 260 mm
Encadernação: capa mole, lombada
Nº de páginas: 128
PVP: €7,90
Periodicidade: mensal.

Relacionado