Uma das novidades a ser apresentada e lançada já este fim-de-semana no XIV Festival Internacional de BD de Beja é o terceiro volume da colecção de antologias de histórias curtas pelos membros do The Lisbon Studio, intitulado “Viagens”. Este volume reúne sete histórias dos seguintes autores: Filipe Andrade, Quico Nogueira, Pedro Ribeiro Ferreira e Nuno Rodrigues, Dileydi Florez, João Tércio, Ricardo Cabral, e Nuno Saraiva.

Segundo a editora, o livro estará também disponível já este fim de semana na Feira do Livro, no stand da Europress.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Uma narrativa é sempre uma viagem, do passado ou presente para o futuro, do mundo limitado para um mundo sem limites, do criador e narrador para o leitor, do dizível para o indizível, do visível para o invisível, ou vice-versa… Sete histórias, que são outras tantas viagens sequenciais para destinos incertos ou certeiros.

“De certo modo, a tradução do mundo que a banda desenhada faz é uma redução à sua essência, como se prescindisse do que se revela desnecessário e se ativesse ao que importa a cada forma e cada situação. Mas a banda desenhada não lida apenas com a versão estrutural das formas, ela escolhe também, para a narrativa das situações, instantes essenciais. (…) O desenho é mais do que a representação de formas e gestos, é aproximação ao invisível, indizível, impossível. Como em qualquer arte, ele tem ansiedade pelo sem limite.
É urgente haver mais. ”
– do prefácio de Valter Hugo Mãe

O terceiro volume da colecção de antologias de histórias curtas pelos membros do The Lisbon Studio será lançado no XIV Festival de BD de Beja (25 a 27 de Maio), um volume com sete histórias e oito autores que se organiza à volta do tema do título. Depois do sucesso de CIDADES, (TLS Series vol. 1), já esgotado, e de SILÊNCIO (TLS Series vol. 2), esta colecção de alguma da melhor banda desenhada que se faz no nosso país pelos membros de um colectivo que já se tornou lendário continua a sua programação semestral, e a ser um dos pontos altos do calendário nacional de BD. Relembramos que CIDADES foi distinguido com duas nomeações para os Prémios Nacionais de Banda Desenhada Amadora BD, na categoria de Melhor Desenho (para as histórias de Filipe Andrade e Marta Teives), e venceu o Galardão do Comic-Con para a Melhor História Curta (com a história de Filipe Andrade), para além de ter visto mais duas histórias nomeadas no para o mesmo prémio do Comic-Con (de Pedro Vieira de Moura e Marta Teives, e de Ricardo Cabral).

O The Lisbon Studio é um colectivo de ilustradores, designers e autores de BD, que conta com mais de uma década de existência, e que partilham um espaço com vista para o Tejo, em Santa Apolónia, naquela que é de, de facto, a casa da BD em Portugal. Autores que trabalham para a Marvel, autores que representam alguns dos maiores best-sellers da BD portuguesa, autores que representam estilos e modos de criação muito variados, incluindo autores que trabalham em design, ilustração, web-design, e mais. No The Lisbon Studio – apesar da constituição dos membros do TLS se ter alterado ao longo dos anos – não só se sente a herança dos seus fundadores, como a marca deixada por todos os que por aqui passaram.

VIAGENS: The Lisbon Studio Series, vol. 3
Histórias de Filipe Andrade, Quico Nogueira, Pedro Ribeiro Ferreira e Nuno Rodrigues, Dileydi Florez, João Tércio, Ricardo Cabral, e Nuno Saraiva.
Prefácios de Valter Hugo Mãe e André Oliveira.
Capa de Ricardo Cabral.
Uma co-edição G.Floy e ComicHeart.
Formato 17 x 24, capa dura, 128 pgs. (16 a cores, 112 a p/b).
ISBN: 978-84-16510-69-6
PVP: 12€

nota: imagens cedidas pela editora.

Outras Leituras