A partir do próximo 1 de Junho, o Jornal de Notícias passará a publicar, diariamente, uma tira de banda desenhada de Marco Mendes, que se intitulará, em princípio, “Omnibus”.
Para todos os efeitos, trata-se da prática que o artista tem cultivado em registar as suas experiências sob a forma de um apontamento diarístico, desde o início da sua carreira em fanzines e outros desdobramentos, por volta de 2008 e 2009, ainda integrado, com Miguel Carneiro, no duo dinâmico A Mula. Essas histórias viriam a ganhar um nome que as agregaria numa ideia contínua, “Diário Rasgado”, que tanto teve já o formato de um livro como tem continuamente presença no blog do autor.
Mas desta vez passará a ser de facto diário, nas páginas deste importante jornal, inclusive aos Domingos. O autor não pensa alterar a forma de tira, mas introduzirá mais cor, ainda que possa regressar de quando em vez aos registos monocromáticos ou minimalistas. Passando a ser parte de um quotidiano para o grande público, é possível que algumas características mais risqué sejam domesticadas, mas tendo em conta como o autor integra todas as suas experiências criativas num projecto muito coerente e contínuo, como foi o caso de Zombie, o interesse é muito.
Marco Mendes assegura que manterá o blog, alimentando-o com a produção que se avizinha.