Já disponível nalgumas livrarias encontra-se a obra Portais dos brasileiros Octavio Cariello e Pietro Antognioni, editada pela Polvo. Apesar do financiamento coletivo não ter praticamente expressividade na edição de banda desenhada em Portugal, Portais foi uma das muitas obras cujo crowdfunding foi um sucesso na plataforma Catarse, tendo sido editada no Brasil pela Terracota em 2014.

Octavio Cariello (Recife, 1963) ilustrou banda desenhada, álbuns, videoclipes e livros com personagens emblemáticos no Brasil e nos EUA, como o O Amigo-da-Onça, Mamonas Assassinas, Tiazinha, Supla, Homem Cueca, Titãs, Casseta & Planeta, The Queen of the Damned, Black Lightning, Bloodchilde, Deathstroke, Wolverine e Rei Lear. Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, é professor e tradutor de inglês, designer, criador de fontes tipográficas, argumentista, escritor e trabalhou em legendagem na revista de BD Animal. É professor na Quanta – Academia de Artes. Tem dois romances e algumas coletâneas de contos publicados.

Pietro Antognioni (Bahia, 1985) trabalhou inicialmente a fazer ilustrações para revistas e livros de RPG (editoras Daemon Editora e Mantícora), sendo posteriormente contratado pelo estúdio Conexão Editorial, no qual produziu ilustrações de livros didáticos para clientes como Ed. Moderna, Saraiva, Ibep, Ed. do Brasil e Ática, entre outros. Publicou também em revistas da Editora Abril (Mundo Estranho, Você S/A) e na revista Retrato do Brasil. Desenhou uma BD curta para a antologia de BD Pirat, publicada na Polónia. Posteriormente, Pietro trabalhou na agência DM9, produzindo storyboards e layouts para publicidade. Publicou em 2016 a BD Power People, com Marcelo Campos (SESI-Quanta). É o autor do webcomic Elos, produzido em parceria com Mateus de Ornellas. É professor na Quanta – Academia de Artes.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Num futuro longínquo, dois irmãos gémeos lutam pelo trono deixado vago pelo pai. A guerra acontece e várias tribos são nela envolvidas, além de cinco pessoas teleportadas de tempos e dimensões diferentes. O que têm elas em comum?

Portais
Octavio Cariello & Pietro Antognioni
Editora: Polvo
Páginas: 84
Encadernação: capa mole
Dimensões: 16 x 24 cm
ISBN: 9789898513274
PVP: 12,99€