A Coleção Toupeira da Bedeteca de Beja, coordenada por Paulo Monteiro, prossegue com o seu número 13, lançado no XIV Festival Internacional de BD de Beja. Tal como tem acontecido nos últimos números desta coleção, o autor do mais recente número, Luís Guerreiro, não só tem direito a uma exposição no festival, como é o vencedor do Prémio Geraldes Lino, prémio anual que pretende homenagear autores de banda desenhada que contribuíram para a História dos fanzines de banda desenhada no nosso país.

Certo Senhor Tijoleiro, de Seu Nome, contém duas bandas desenhadas curtas. A primeira, que dá título à publicação, é baseada no conto homónimo do autor alemão naturalizado suíço Herman Hesse (1887-1962), vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1946. Refira-se que, em Portugal, este pequeno conto pode ser lido na coletânea Contos Maravilhosos.

A segunda BD, Vidas com Valor, baseia-se em factos reais vivenciados por João Guerreiro, irmão do autor, técnico de vendas do Baixo Alentejo que percorre as vilas e aldeias daquela região.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Luís Guerreiro nasceu em Beja, em 1977. Viveu a infância em Ervidel, uma aldeia a 20 quilómetros de Beja, e mudou-se para Sines em 1990. Nos Anos 80, ganhou o gosto pela banda desenhada devido às revistas Marvel importadas do Brasil. Sempre desenhou, encontrando o equilíbrio possível entre a banda desenhada e a serralharia e pintura da construção civil. Nos Anos 90, publicou ilustrações no DN Jovem e no Correio da Manhã. E tiras de banda desenhada numa revista dirigida aos jovens, publicada pela Câmara Municipal de Sines. Na década seguinte, publicou cartunes no Notícias de Sines e integrou o Toupeira – Ateliê de Banda Desenhada de Beja, publicando as suas histórias nos números 2, 3, 5, e 6 do fanzine Venham + 5. Em 2008, participou no projeto BD a Fresco, na Aldeia das Amoreiras, Odemira. Já no ano passado, publicou o fanzine Eternos Rivais / Caçadores, com as duas histórias que dão nome ao fanzine assinadas por Véte, no argumento. Tem ganho vários prémios e menções honrosas. Este ano é distinguido com o Prémio Geraldes Lino, pelo trabalho que tem desenvolvido como autor e faneditor. Neste momento encontra-se a trabalhar no n.º 2 do Eternos Rivais / Caçadores. E lança, no Festival de Beja, mais um exemplar da Coleção Toupeira, editada pela Bedeteca de Beja.

Certo Senhor Tijoleiro, de Seu Nome
Luís Guerreiro
Coleção Toupeira n.º 11
Páginas: 18
Edição: Bedeteca de Beja / Câmara Municipal de Beja

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de SousaAdministrador