Segundo a editora Goody, no dia 19 de junho * (* – cf. nota de rodapé) chega aos pontos de venda de periódicos o quinto número de Donald, com uma capa da autoria do holandês Michel Nadorp, alusiva a uma das BD reproduzidas na publicação.

Donald #4 tinha chegado às bancas em 31 de outubro do ano passado, pelo que o regresso da publicação dedicada ao Donald era há muito aguardada pelos leitores. Após o regresso de Mickey e Tio Patinhas, Donald é, deste modo, a terceira e última publicação regular de BD disneyana da Goody que retorna aos pontos de venda de periódicos nacionais.

A capa refere-se à banda desenhada dinamarquesa A Casa Assombrada (The Exorcist, no original), com argumento do dinamarquês Rune Meikle e desenhos do espanhol Miguel Fernández Martínez. Após o cancelamento, no mês passado, da série televisiva norte-americana O Exorcista pela Fox, após a transmissão de 2 temporadas, consideradas uma sequela ao filme de William Friedkin (1973), por sua vez baseado no romance homónimo de William Peter Blatty (1971), os leitores poderão verificar até que ponto a BD escrita por Meikle se relaciona com a obra original.

As Novas Aventuras do Superpato (PKNA) regressam com uma BD muito especial. O Tempo Foge marca o início da segunda metade de bandas desenhadas da série mensal italiana PKNA (não tendo em conta os 3 primeiros números zeros). Para assinalar tal facto, a BD com argumento de Tito Faraci contou com os desenhos de 6 membros da PK Team, a saber Emilio UrbanoEttore GulaGraziano BarbaroNicola TosoliniRoberta Migheli e Stefano Turconi. Registe-se que a série PKNA tem sido cronológica e integralmente publicada pela Goody, incluindo os especiais anuais e as minisséries que a acompanham.

Inclusivamente, em Donald #5 estreia a minissérie 5Y, da autoria de Francesco Artibani e Corrado Mastantuono, com a BD Sal Quanto Baste. De regresso, estão também os divertidos artigos ilustrados de Marco Bolla sobre PKNA, ou melhor… sobre os Evronianos.

Por fim, o Zé Carioca também dá o ar da sua graça, com A Incontrolável Gargalhada (AKA Sem Graça), uma banda desenhada curta do papagaio desenhada pelo brasileiro Fernando Bonini.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

:::: DONALD #5 ::::

Pág. 5
NOVAS AVENTURAS DO SUPERPATO (PKNA)
O TEMPO FOGE
Texto de Tito Faraci
Desenhos de Emilio Urbano, Ettore Gula, Graziano Barbaro, Nicola Tosolini, Roberta Migheli e Stefano Turconi

Pág. 68
5Y
SAL QUANTO BASTE
Texto de Francesco Artibani
Desenhos de Corrado Mastantuono

Pág. 76
EVRONIANOS
#29: FALAR É FÁCIL

Texto e Desenhos de Marco Bolla

Pág. 78
DONALD
E A CASA ASSOMBRADA
Texto de Rune Meikle
Desenhos de Miguel Fernández Martínez

Pág. 126
ZÉ CARIOCA
A INCONTROLÁVEL GARGALHADA
Desenhos de Fernando Bonini

* – Nota:

Eis um comunicado da editora, emitido a 20 de junho:

Temos de vos pedir desculpa porque afinal a nossa revista Donald #5 ainda não foi para as bancas. Ocorreu um problema na nossa distribuidora que só agora conseguimos identificar devidamente (!) e, por isso, a revista só estará disponível nas bancas na próxima 3.ª f.ª (26 de junho). Estão já a ser tomadas medidas para que este tipo de situações não volte a ocorrer. Pedimos a vossa paciência possível mas a partir do dia 26 voltamos à “normalidade”. Agradecemos o vosso apoio e os avisos de vários leitores que nos permitiram detetar esta anomalia. – editora Goody