Passado cerca de um ano, a Verbo regressa à banda desenhada, não com a continuação da publicação cronológica das tiras de Garfield mas com mais uma série temática dedicado à Mafalda de Quino, já realizada por diversas editoras no passado, quer nas livrarias quer nas bancas em conjunto com periódicos.

Desta feita, os temas dos 4 pequenos livros são os adultos, os amigos, a humanidade e a justiça. A obra integral de Mafalda já foi publicada 3 vezes em Portugal num único volume, a última das quais pela própria Verbo em 2014. Deste modo, estes álbuns destinam-se principalmente a novos leitores, que (ainda, porventura) desconheçam a série de tiras do autor argentino.

Cada livro, em capa mole e num formato  230 x 160 mm, é composto por 96 páginas, a um PVP unitário de 9,50€, sendo os seus títulos:

  • Vocês, adultos, são todos iguais (ISBN: 978-972-22-3180-0)
  • Amigos prà vida (ISBN: 978-972-22-3177-0)
  • Assim vai o mundo! (ISBN: 978-972-22-3178-7)
  • Não é justo! (ISBN: 978-972-22-3179-4)

Eis as sinopses da editora:

Para Mafalda, os adultos são todos iguais: nunca respondem às perguntas que, com a sua aguçada imaginação, lhes faz, e só servem para lhe pisar a vida! Mas, afinal, não serão os adultos uns extraterrestres?

Muito mais rebelde e inconformada do que os seus amiguinhos de escola, Mafalda procura neles a ajuda para responder às suas próprias inquietações: afinal, entre amigos, o problema de comunicação pode ser não conseguir incomunicar…!

Sensível ao mundo que a rodeia e avessa a injustiças, Mafalda agarra-se ao seu globo com o terno desespero de quem quer curar o mundo que vê doente… e sobre o qual até uma mosca “tinha de registar a sua opinião”!

Para Mafalda, a noção de justiça não é a mesma que para uma outra criança da sua idade: se houvesse justiça, não havia sopa e com tantos mundos evoluídos existentes por essas galáxias, Mafalda teria certamente nascido num outro!

Outras Leituras