Em julho, o fanzine Fandclassics de José Pires reproduz a banda desenhada Nossa Senhora de Paris, baseada na obra homónima de Victor Hugo (Notre-Dame de Paris, também conhecida por O Corcunda de Notre-Dame; 1831), da autoria de Peter Jackson.

Esta BD tinha conhecido edição nacional em 1958 pela editora do jornal O Primeiro de Janeiro, ostentando na capa a curiosa frase “interpretação em imagens por Peter Jackson”.

Peter Jackson (1922-2003) foi um autor de banda desenhada britânico, sendo conhecido pela tira London is Stranger Than Fiction, publicada todas a quartas-feiras no jornal London Evening News, entre 1949 e 1980. Formado pela Willesden School of Art, viu algumas das suas BD serem publicadas na publicação Eagle Comics, bem como na Look and Learn e Treasure, entre outras. Além da BD, Jackson dedicou-se a outras áreas, incluindo a escultura, sendo a mais famosa ter-se tornado um notável colecionador de antiguidades e documentos relacionados com a história de Londres, uma faceta iniciada aquando as suas primeiras pesquisas para bandas desenhadas históricas.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Os interessados devem entrar em contacto com o faneditor, através do e-mail gussy.pires@sapo.pt, prevenindo-se de que a tiragem desta publicação é muito limitada.

Outras Leituras