Em maio, 50 anos após o Maio de 68, a Antígona republicou a obra Da Miséria no Meio Estudantil, com tradução, prefácio e seleção de textos de Júlio Henriques. Um dos vários anexos a esta obra é a banda desenhada O Regresso da Coluna Durutti (La Retour de la Colonne Durutti, no original), da autoria de André Bertrand.

Esta narrativa gráfica de 4 páginas foi construída a partir da apropriação de imagens recolhidas de diferentes media, os quais Bertrand dispôs em prancha e aos quais acrescentou balões de texto (a técnica de détournement, desenvolvida pelo coletivo Internacional Letrista na década de 50 e posteriormente adaptada pelo movimento Internacional Situacionista), sendo distribuída originalmente enquanto panfleto na manifestação de estudantes que ocorreu aquando do início do ano letivo de 1966/1967 na Universidade de Estrasburgo. O documento poder ser lido integralmente aqui na língua original.

Eis a sinopse da editora:

Um dos mais belos actos de subversão e um dos textos situacionistas mais célebres, na antecâmara do Maio de 68. Da Miséria no Meio Estudantil (1966) é um dos textos situacionistas mais célebres, a par d’A Sociedade do Espectáculo, de Guy Debord, e da Arte de Viver para a Geração Nova, de Raoul Vaneigem. Pequena bomba contestatária, deflagrou no Escândalo de Estrasburgo, quando jovens iconoclastas, eleitos no meio da apatia geral para a associação de estudantes local, fizeram questão de a dissolver e de publicar este libelo às custas da universidade. Este incendiário panfleto apontava o dedo à domesticação e à infantilização da camada estudantil, denunciando as universidades como «organizações institucionais da ignorância», ao serviço da sociedade de consumo. Teve inúmeras traduções e edições de milhares de exemplares e, em 1968, tal como as pedras da calçada, correria de mão em mão em Nanterre e nas ruas de Paris. Da Miséria no Meio Estudantil é agora republicada com vários anexos, entre os quais a banda desenhada «O Regresso da Coluna Durruti», de André Bertrand, e excertos de cartas de Guy Debord sobre a organização deste opúsculo.

Da Miséria do Meio Estudantil
Editora: Antígona
Páginas: 128
Encadernação: capa mole
Formato: 13,4 x 20,8 cm
ISBN: 978-972-608-322-1
PVP: 15,00€

Outras Leituras