Hoje chega aos pontos de venda de periódicos o sexto número de Tio Patinhas, com uma capa da autoria de Paolo Mottura, um dos convidados do XIII Festival Internacional de BD de Beja.

Tal como a capa faz a alusão, a primeira BD de Tio Patinhas #6 é mais um episódio da série Todos os Milhões do Tio Patinhas de Fausto Vitaliano, mais propriamente a história de como o Patinhas (Scrooge McDuck) conseguiu o seu 18.º milhão. Desta feita, os desenhos estão a cargo de Roberto Vian, que se estreia, deste modo, na série.

Da Finlândia chega uma banda desenhada escrita por Kari Korhonen, com desenhos de Giorgio Cavazzano, intitulada O Tesouro do Báltico (Perils of the Sea, no original). Os leitores são brindados com uma segunda BD desenhada por Cavazzano, desta vez escrita por Rodolfo Cimino, com a BD Os Pelicanos Morcegoides.

O Tio Patinhas é ainda o protagonistas de mais 2 bandas desenhadas. A Moeda (Demasiado) Corrente, escrita por Tito Faraci e desenhada por Emmanuele Baccinelli, é uma BD muda de 7 páginas.

Quanto à BD dinamarquesa da autoria de John Lustig e Daan Jipes, O Pato que Veio Para Jantar, é a materialização de uma BD inacabada de Carl Barks. Eis uma imagem do argumento de Barks para as primeiras vinhetas:

Por fim, uma série que prossegue é a Comunicações Pato, com o Prof. Ludovico (Ludwig Von Drake) a dedicar-se mais uma vez à História das Comunicações. O argumento de Missivas Pré-Históricas é de Giorgio Figus e o desenho de Alberto Lavoradori.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

:::: TIO PATINHAS #6 ::::

Pág. 5
TODOS OS MILHÕES DO PATINHAS

O MEU DÉCIMO OITAVO MILHÃO
Argumento: Fausto Vitaliano
Desenho: Roberto Vian

Pág. 36
TIO PATINHAS
E O TESOURO DO BÁLTICO
Argumento: Kari Korhonen
Desenho: Giorgio Cavazzano

Pág. 74
COMUNICAÇÕES PATO
MISSIVAS PRÉ-HISTÓRICAS
Argumento: Giorgio Figus
Desenho: Alberto Lavoradori

Pág. 86
TIO PATINHAS

E OS PELICANOS MORCEGOIDES
Argumento: Rodolfo Cimino
Desenho: Giorgio Cavazzano

Pág. 114
TIO PATINHAS

E A MOEDA (DEMASIADO) CORRENTE
Argumento: Tito Faraci
Desenho: Emmanuele Baccinelli

Pág. 121
TIO PATINHAS

O PATO QUE VEIO PARA JANTAR
Argumento: Carl Barks & John Lustig
Desenho: Daan Jipes

 

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.