Tensai Bakabon (aka Genius Bakabon / 天才バカボン) é uma série humorística de manga, da autoria de Fujio Akatuska (1935-2008), que começou a ser publicada em 1967 na revista Weekly Shonen Magazine da editora japonesa Kodansha. A série foi publicada ao longo dos anos em diversas revistas e com alguns hiatos, tendo a última BD original sido publicada em 1992. Encontra-se compilada em 38 volumes.

Na década de 70, o manga foi adaptado por duas vezes a série de animação pelo estúdio Tokyo Movie Shinsha (em 1971-2 e em 1975-7). Na década de 90, teve novamente direito a duas séries de animação, desta feita a cargo do Studio Pierrot (em 1990 e em 1999-2000).

É novamente o estúdio Pierrot o responsável pelo quinto anime dedicado ao manga, desta vez escrito e realizado por Toru Hosokawa. Late Night! The Genius Bakabon (Shinya! Tensai Bakabon / 深夜!天才バカボン) estreou este mês no Japão, estando disponível no nosso país através da plataforma Crunchyroll.

Eis o trailer:

Eis a sinopse:

Um dos mais famosos mangas de humor e um dos mais conceituados trabalhos de Fujio Akatsuka, Tensai Bakabon, regressa 19 anos depois do seu último anime com uma nova história original do realizador Toru Hosokawa. Bakabon, a sua família e os demais personagens excêntricos estão de volta com uma abordagem mais moderna, 10 anos após o falecimento de Fujio Akatuska.