Uma das novidades da Comic Con Portugal 2018, foi o pré-lançamento da banda desenhada Zahna da autoria de Joana Afonso. Trata-se de um trabalho concluído em 2017, que explora um género literário diferente do primeiro livro a solo da autora, Deixa-me Entrar, com o dobro das páginas deste.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da obra:

Atormentada por uma temível maldição, que se traduz numa chama no topo da cabeça – intensificada sempre que fica colérica -, banida da sua aldeia natal e forçada a um exílio que não desejou, a guerreira Zahna não tem a vida facilitada. Com uma indisfarçável sede de vingança e enquanto se questiona sobre tudo o que de inesperado lhe aconteceu, inicia uma busca por alguém capaz de lhe devolver a tranquilidade, libertando-a daquele fogo danado.

Joana Afonso (n. 1989) licenciou-se em Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e é professora na mesma instituição. Faz também trabalho freelance nas áreas de ilustração e banda desenhada. Ganhou com O Baile o prémio da Amadora BD 2013 de Melhor Álbum e os Prémios Profissionais de BD de Melhor Desenho e Cor. Mais recentemente, com Living Will ganhou o PPBD de Outras Publicações e o Troféu de Melhor Arte no Central Comics. Editou em 2014 a sua primeira BD a solo intitulada Deixa-me Entrar, no ano em que foi autora em destaque no Amadora BD.  É membro do coletivo The Lisbon Studio. Conta com colaborações em jornais, revistas e produtoras com trabalhos desde ilustração a concept artist. Publicou internacionalmente na revista polaca Ziniol e na antologia “Outlaw Territory 3”, contando também com exposições em Varsóvia e no Festival BD de Treviso.

Zahna
Joana Afonso
Encadernação: capa dura, 120 páginas a cores.
Editora: Polvo