Uma das novidades da editora Goody na Comic Con Portugal foi uma prequela da série dedicada ao ladrão cavalheiro Fantomius. Após os cinco volumes iniciais, a coleção encerra – caso a Goody não publique o sexto volume – com uma edição especial que revela novas informações sobre as origens do Ladrão Cavalheiro, nomeadamente a sua ligação com o Superpato. Relembre-se que foi o diário de Fantomius que esteve na origem do alter-ego do Pato Donald.

As histórias que compõem este volume são as seguintes: A Sombra de Fantomius, O Tesouro de Dolly Paprika, O Segredo de Fantomius e O Passado sem Futuro.

Além de quatro histórias do famoso Ladrão Cavalheiro, este volume inclui ainda um artigo especial sobre os loucos anos 20 do século passado, época que serve de pano de fundo às aventuras de Fantomius, período em que se cultivava o gosto pela moda, pela música, pelo espectáculo e pelo desporto.

Este volume zero (com as 4 bandas desenhadas de Marco Gervasio protagonizadas pelo Superpato nas quais o autor começou a explorar e a criar o “seu” Fantomius, antes de iniciar a série Os Fabulosos Feitos de Fantomius, Ladrão Cavalheiro) resultou de uma proposta de Nuno Pereira de Sousa, tendo sido muito bem recebida pela editora e o próprio autor, Marco Gervasio, aquando da sua presença no XIV Festival Internacional de BD de Beja este ano. Trata-se de uma antologia inédita mundialmente, lamentando o autor e os seus leitores ainda não existir algo semelhante em Itália. Inclusivamente, após o lançamento português, os leitores italianos já fizeram chegar à editora Panini vários pedidos para também publicarem o volume zero em Itália.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Em Superpato e a Sombra De Fantomius vamos conhecer a história de alguém que também encontrou o diário do Ladrão Cavalheiro mas que, ao contrário de Donald, vai utilizar essas informações para cometer assaltos indiscriminados (colocando as culpas no Superpato).

Superpato e o Tesouro de Dolly Paprika gira em torno da lenda do pendente perdido da companheira de Fantomius que, segundo reza a história, permite a quem o encontrar aceder à localização de todos os tesouros da famosa dupla de ladrões. Claro que o Tio Patinhas fará de tudo para conseguir meter as mãos em tamanho achado.

Em Superpato e o Segredo de Fantomius será preciso apanhar outro criminoso que tenta seguir as pisadas de Fantomius, desta vez tendo como referência um romance escrito pelo conhecido Stephen Quack, baseado nos feitos históricos do Ladrão Cavalheiro.

Por fim, em Superpato e o Passado Sem Futuro vamos reviver o primeiro encontro entre Fantomius e Dolly Paprika (história apresentada no Volume 5), agora na pele do nosso Superpato face a uma inesperada viagem ao passado e que pode colocar em causa a própria existência do nosso super-herói do presente.

Fantomius Vol.0
Marco Gervasio
Editora: Goody
Dimensões: 168 x 260 mm
Encadernação: capa mole
Periodicidade: quinzenal
Nº pág.: 112 + capa
PVP: 7,90€

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora a web e a banda desenhada.