Uma das novidades deste mês é o livro de banda desenhada Maximum Troll-On, da autoria do finlandês Benjamin Bergman, editado em Portugal pela MMMNNNRRRG. Trata-se da compilação da série homónima, publicada entre 2008 e 2013 pela Kutikuti e Boing Being.

Lançado durante a 8.ª Necromancia Editorial do Milhões de Festa, reúne os 4 fascículos originais com BD mudas, ou seja, não legendadas. O 43.º volume da editora contou com o apoio do FILI – Finnish Literature Exchange.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Troll-On é BD de dois elfos e um cavalo em várias aventuras que devem mais aos Freak Brothers ou aos Blue Brothers que ao Senhor dos Anéis ou à Guerra dos Tronos ou lá o que é. As BD são mudas mas cantam-nos as aventuras destas personagens fantásticas entre ácidos e Sword & Sorcery, cogumelos mágicos e ZZ Top, MDMA e Conan, o Bárbaro. Comparando com muita freakalhada da produção contemporânea como o Matthew Thurber ou Joe Daly, que parecem sempre pálidas imitações de Gary Pather, venham antes para este livro.

Benjamin Bergman quando era puto deve ter absorvido demasiados desenhados animados e bonecada em PVC, daí ser um autor do famoso atelier de Helsínquia Kutikuti. Já nos visitou em 2009 numa Feira Laica na Bedeteca de Lisboa (2009) e até sobreviveu até hoje um mural seu na entrada da biblioteca, feita coletivamente com Tommi Musturi, Jarno Latva-Nikkola e Tiina Lehikoinen.

Maximum Troll-On
Benjamin Bergman
Editora: MMMNNNRRRG
Páginas: 108, a cores
Dimensões: 12,5 x 17 cm
Encadernação: capa mole
Tiragem: 666 exemplares, 333 destinados a Portugal e 333 à Finlândia.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de SousaAdministrador