Após um segundo número de Doce Êmese Canibal, a chancela editorial de Mário André, Kustom Rats, apresente mais 2 propostas para 2018. No dia 20 de outubro, Agarra e Comics Panphlet foram lançados no Meio Volta de Úrano – Casa das Artes, sito em Cacilhas, Almada.

O zine Agarra teve direito a uma capa com papel distinto, apresentando um pequeno formato de 9 x 14 cm e 20 páginas. É composto por uma única narrativa gráfica, que dá título ao zine, a qual se aproxima mais – no tema e na forma – da BD muda constante do segundo número da série de zines supracitada. No entanto, não se trata de uma narrativa muda, existindo texto presente na maioria das suas páginas. Por outro lado, haverá quem considere Agarra mais próxima de uma história ilustrada do que de banda desenhada, dado ter sido realizada nos limites, caso os haja, de uma e outra. Trata-se de uma pequena alegoria visual com a crítica social a que os autor no começou a habituar.

Comics Panphlet, regressa à apresentação mais old school da série Doce Êmese Canibal, apesar do autor ter tido um maior cuidado na escolha do papel para impressão. A relembrar os zines antigos estão também as ocasionais faltas e erros ortográficos em língua portuguesa e inglesa, carentes de revisão. Neste zine, regressam as verborreicas BD do autor, tendo a particularidade de reunir 6 bandas desenhadas curtas (de 2 páginas cada) de Cully and Wily, dois personagens criados pelo autor. A crítica política e social é o leitmotiv desta compilação.

Mário André (n. Alpiarça, 1956) concluiu em Santarém o Curso de Enfermagem Geral e mais tarde a sua Licenciatura. Exerceu a sua atividade quer no Hospital Distrital de Santarém, quer nos Centros de Saúde de Alpiarça e Santarém. Dedicou-se à enfermagem desportiva no clube desportivo alpiarcense Os Águias, União de Almeirim, Sporting Clube de Portugal e Federação Portuguesa de Futebol. Aposentado, decide dedicar-se à banda desenhada,  tendo frequentado vários Cursos e Workshops, com Pedro Moura, Penim Loureiro e Susana Resende. Em abril de 2018, a Biblioteca Municipal expôs “Mostra de Fanzines de Mário André”, constituída pelos trabalhos dos dois números de Doce Êmese Canibal.

Agarra Comics Panphlet
Mário André
Kustom Rats
Páginas: 20 + 16
Tiragem: 50 + 100 exemplares

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.