bandasdesenhadas

Três ao Cubo
3 ilustradores portugueses, 3 ibero-americanos e 3 bibliotecas

O projecto Três ao Cubo é composto por três exposições de ilustração em três bibliotecas municipais de Lisboa, que pretendem colocar em diálogo ilustradores portugueses e ibero-americanos. Cada biblioteca acolhe uma dupla de ilustradores, que produz para cada espaço peças originais resultantes das suas experiências pessoais, do cruzamento das suas culturas e da interpretação mútua do seu trabalho.

São três ilustradores portugueses e três vindos de países da América Latina e Espanha: André da Loba (Portugal) e Cristóbal Schmal (Chile) percorrem uma Geografia Imaginária na Biblioteca Orlando Ribeiro; Catarina Sobral (Portugal) e Mariana Zanetti (Brasil) plantam uma Biblioteca Jardim na Biblioteca dos Coruchéus; e Maria Remédio (Portugal) e Martina Manyà (Espanha) apresentam Transeuntes Como Nós na Biblioteca Camões. A curadoria é de André Letria e a produção está a cargo do Pato Lógico e das BLX – Bibliotecas de Lisboa.

A inauguração é já este sábado, dia 21 de Janeiro, com um percurso que inicia na Biblioteca Orlando Ribeiro às 15h, passando pela Biblioteca dos Coruchéus às 16h30 e terminando na Biblioteca Camões às 18h.

Estão todos convidados!

AS EXPOSIÇÕES

Biblioteca Orlando Ribeiro​ – Geografia Imaginária
O português André da Loba junta-se ao chileno Cristóbal Schmal para traçar geografias de uma imaginação partilhada entre dois continentes. Na biblioteca a que o geógrafo Orlando Ribeiro deu o nome, os dois artistas vão expor peças criadas com base nas suas viagens pelo mundo, oferecendo aos visitantes itinerários e rotas que se cruzam no presente lisboeta.

Biblioteca dos Coruchéus – A Biblioteca Jardim
Catarina Sobral e Mariana Zanetti, uma portuguesa, outra brasileira, transformam a Biblioteca dos Coruchéus num local de encontro e cruzamento de culturas. Inspiradas pelo tema da botânica como metáfora para o desenvolvimento e proliferação de relações interculturais, estas duas artistas criam uma flora imaginária com raízes comuns a Portugal e Brasil, que invade as salas e os corredores de uma biblioteca tornada jardim.

Biblioteca Camões – Transeuntes como nós
Maria Remédio, portuguesa, junta-se a Martina Manyà, espanhola, para imaginar novos e inesperados visitantes da Biblioteca Camões. Maria Remédio e Martina Manyà, inspiradas na ideia de que todos estamos de passagem no mundo, povoam esta biblioteca de personagens ilustradas, que se misturam com os leitores de carne e osso.

OS ILUSTRADORES:

André da Loba
Estudou em Aveiro e em Nova Iorque, onde se formou em Ilustração na School of Visual Arts. Em poucos anos, o seu trabalho foi reconhecido pela Sociedade de Ilustradores de Nova Iorque, pela American Ilustration, pela Feira do Livro de Bolonha e pela Ilustrarte. Foi ainda distinguido pelas revistas 3×3, CMYK ou Lurzer’s Archive, na qual foi selecionado como um dos 200 melhores ilustradores de todo o mundo, em 2010. É colaborador assíduo do New York Times e da Times Magazine, entre outras publicações. Com esculturas em cartão ou ilustrações bidimensionais, André da Loba assinou uma dezena e meia de livros infantis em Portugal, Espanha e Brasil. É professor convidado do mestrado em Ilustração do ISEC e leciona Ilustração na Parsons School of Design, em Nova Iorque.
www.andredaloba.com

Cristóbal Schmal 
É um ilustrador chileno, a viver actualmente em Berlim, que conta histórias através de imagens que são engraçadas e estranhas. Após terminar a licenciatura em Design Gráfico na Universidade de Valparaíso em 2001, mudou-se para Barcelona, onde trabalhou como Designer e Director de Arte em vários ateliês de design gráfico e agências de publicidade. Em 2008 decidiu mudar-se novamente, desta vez para Berlim, onde trabalha a tempo inteiro como ilustrador freelance na área editorial e de publicidade.
www.artnomono.com

Catarina Sobral
Nascida em Coimbra em 1985, Catarina Sobral é ilustradora e autora de livros para crianças. Fez a sua formação superior em Design e concluiu em 2012 o mestrado em Ilustração. Colabora regularmente como ilustradora para a imprensa periódica e assina vários livros infantis, já publicados em 11 línguas. Tem participado em várias exposições nacionais e internacionais e o seu trabalho já foi premiado pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, pelo Prémio Nacional de Ilustração, pela Sociedade Portuguesa de Autores, pelo Festival Internacional de Banda Desenhada – Amadora BD e distinguido por publicações como o catálogo White Ravens e a revista 3×3.
www.catarinasobral.com

Mariana Zanetti
Mariana Zanetti nasceu em São Paulo, em 1977, e graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo em 2003. Antes de começar a ilustrar livros, trabalhou em cenografia de teatro e cinema, projeto de mobiliário e pesquisa na área de história da arquitetura. Em 2005 ilustrou o seu primeiro livro e desde então tem colaborado com diversas editoras, revistas e jornais brasileiros.
Desde 2013 mora em Berlim, de onde continua a ilustrar principalmente para o Brasil.
www.marianazanetti-illustration.com

Maria Remédio
Interessada desde sempre pelo livro e imaginário infantis, nasceu em Lisboa, onde estudou primeiro Pintura e Audiovisuais na Faculdade de Belas Artes e depois o Livro Infantil na Universidade Católica. Trabalha como freelancer nas áreas de ilustração, vídeo e educação. Vive em Lisboa, é casada e tem dois filhos e dois gatos.
www.mariaremedio.com

Martina Manyà
Nasceu e cresceu em Barcelona, onde estudou Belas Artes. No início de 2006 mudou-se para Lisboa para fazer Erasmus. Desde então ficou encantada por Portugal e por Lisboa. Em Lisboa, na escola do Ar.Co, fez o curso de BD e ilustração. Atualmente vive e trabalha entre as duas cidades, Barcelona e Lisboa, dividindo-se entre trabalho artístico pessoal e encomendas de ilustração ao mesmo tempo que prepara o seu primeiro álbum ilustrado, a publicar brevemente em Portugal.
www.martinamanya.com

Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro – 15H00
Antigo Solar da Nora, Estrada de Telheiras, 146, 1600-772 Lisboa

Biblioteca Municipal Coruchéus – 16H30
Palácios dos Coruchéus. Rua Alberto de Oliveira, 1700-019 Lisboa

Biblioteca Municipal Camões – 18H00
109, Largo Calhariz 17, 1200-012 Lisboa