poster2016Pelo terceiro ano consecutivo, tem lugar no Porto a KISMIF Conference. Keep It Simple, Make It Fast! é um projeto de investigação, de cariz sociológico, que tem por objetivo analisar as manifestações punk em Portugal desde o seu surgimento (1977) até à atualidade. O KISMIF é financiado pela Fundação para a Ciência Tecnologia (FCT) e está a ser desenvolvido no Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (IS|UP), em parceria com diversas entidades, como o Griffith Centre for Cultural Research (GCCR), a Universitat de Lleida (UdL), a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), a Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto (FPCE), as Bibliotecas Municipais de Lisboa (BLX), a Raging Planet e a Anoise Records.

A abordagem do KISMIF é transdisciplinar (Antropologia, História, Psicologia, Comunicação, Jornalismo e Sociologia) e articula tempos e espaços diversos, de forma sincrónica e diacrónica, de modo a levantar o véu que oculta um objeto de estudo manifestamente complexo e socialmente pouco visível.

O KISMIF preconiza na sua abordagem não apenas uma articulação entre a produção e a receção do punk com a cultura urbana portuguesa, como uma dupla conceptualização do fenómeno musical enquanto uma das mais antigas, universais e importantes formas de comunicação e um importante instrumento de identificação comunitária.

O evento conta com palestras, mesas-redondas, exposições, exibição de documentários, lançamentos de livros e feira de zines e discos, entre outras atividades.

Veja um dos vídeos dos vídeos a anunciar o evento:

e outro com imagens de edições anteriores:

No que toca à BD e ilustração, o evento apresenta exposições e uma feira de zines.

Exposições

exposicoes_kismif2016

As exposições encontram-se em vários locais da cidade do Porto, identificadas no poster. Eis a descrição dalgumas das exposições anunciadas:

sorry
Sorry We’re Open (Zine Fest Pt)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
O universo zine, da micro-edição, da autoedição, da publicação independente e, em geral, da cultura artística e alternativa! Projetos de expressão artística e criativa, dinâmicos, ferozes, românticos, irreverentes, emotivos, plásticos, musicais, poéticos, e tudo mais, desde que carregados com a boa energia deste universo de múltiplos sentidos e dinâmicas.

searxhA terceira edição da KISMIF Conference organiza novamente a mostra de revistas científicas que trará à Faculdade de Letras da Universidade do Porto alguns dos mais interessantes periódicos (nacionais e internacionais) do meio científico mais dedicado às temáticas relacionadas com a KISMIF Conference (popular music, cultural studies, sociologia da arte e da cultura). O principal objetivo é contribuir para o aumento do conhecimento e gerar interesse e troca de conhecimentos científicos nestas áreas.

misterfields
Mister Fields elegeu o desenho em papel como o seu principal território artístico. Mais recentemente tem-se dedicado a diferentes formas de gravura, em metal, madeira e linóleo. Os seus últimos trabalhos têm sido realizados principalmente através do processo de linogravura. Este é um processo rápido, fácil e barato de reprodução, ao melhor estilo KISMIF. Utilizando o linóleo, recorrendo a uma linguagem simples inspirada em motivos populares, Mister Fields tem vindo a diversificar o seu universo imagético e a sua singular galeria de personagens. As obras patentes nesta exposição retratam este momento da sua atividade artística.

liturgia“Tenho sempre a ideia de que as personagens do Esgar Acelerado trazem um ar de gula pelas coisas, uma gula pela vida com o seu aspecto frequentemente esbugalhado, de expressão grande e intensa. São uma colecção muito terna de figuras que mesclam o universo da BD com o da ilustração, entre o mais pragmático do primeiro género e o mais lírico do segundo. Eu tenho sempre a sensação do divertido que se junta a uma sensibilidade fremente e que leva tantas vezes a um tom também dramático, melancólico, desde logo romântico” – Valter Hugo Mãe

Feira de Zines + Records

diymydarling

Local: Praça Dona Filipa de Lencastre 178, 4050 Porto

A Chaputa Records organiza no bar Rádio uma feira de zines e discos, com direito a exposições e a possibilidade de se cortar o cabelo.

Autores confirmados:

  • Doutor Urânio
  • Esgar Acelerado,
  • Nicolas Nardi,
  • Rudolfo
  • Sama,

Zines confirmados: 

    • BaixaCultura,
    • Coisa Edições,
    • CRU – Revista Rasca e Vadia,
    • Desvio,
    • Flanzine,
    • Olhodocú
    • Tlön.

Aconselha-se a consulta dos programas científico, cultural e social no site da organização.

diy