bandasdesenhadasOs Prémios BD Disney têm como finalidade promover a leitura de banda desenhada em geral e da BD Disney em particular, através da análise e destaque de bandas desenhadas constantes das publicações de BD Disney. Têm a criação e a organização do site Bandas Desenhadas.

Em cada um dos anos da sua atribuição, têm por âmbito as publicações de banda desenhada editadas em Portugal durante o ano anterior. Em cada edição dos Prémios BD Disney, as obras publicadas são analisadas por especialistas em banda desenhada, constituindo-se um júri misto com experiência prévia e atual no que toca à leitura da banda desenhada Disney.

A 1.ª edição ocorreu em 2016, podendo ser consultados os vencedores, nomeados e constituição do júri aqui.

Na sequência dos Prémios BD Disney – 1.ª edição, o site Bandas Desenhadas colaborou com a organização do XIII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja nas seguintes atividades:

– exposição da BD Metrópolis ilustrada por Paolo Mottura (argumento de Francesco Artibani, adaptando o filme homónimo de Fritz Lang),
– workshop para argumentistas e desenhadores sobre a revista italiana Topolino,
– portfolio review para argumentistas e desenhadores pelo editor Davide Catenacci,
– mesa-redonda sobre BD Disney italiana com o ilustrador Paolo Mottura e editor Davide Catenacci, moderada por Nuno Pereira de Sousa,
– sessão de autógrafos do ilustrador Paolo Mottura.

A 2.ª edição ocorreu em 2017, podendo ser consultados os vencedores, nomeados e constituição do júri aqui.


Os Prémios BD Disney não possuem filiação à Disney Enterprise Inc. nem às editoras que publicam banda desenhada Disney nacional ou internacionalmente. A editora Goody apoiou os Prémios BD Disney através da gentil facultação das bandas desenhadas analisadas pelos jurados, sempre que tal se revelou necessário.