bandasdesenhadasOs Prémios BD Disney têm como finalidade promover a leitura de banda desenhada em geral e da BD Disney em particular, através da análise e destaque de bandas desenhadas constantes das publicações de BD Disney. Têm a criação e a organização do site Bandas Desenhadas.

Os Prémios BD Disney 2015 têm por âmbito as publicações de banda desenhada editadas em Portugal durante o ano de 2015. Em 2015, foram publicadas 83 revistas de banda desenhada pela Goody, com um número de páginas variável entre as 132 e as 512, correspondendo a um total superior a 17300 páginas editadas. Foram desconsideradas publicações Disney que contêm um reduzido número de páginas de banda desenhada no seu miolo. Foram também desconsideradas publicações de bandas desenhadas dos universos Marvel e Star Wars.

A BD Disney editada foi analisada por 5 especialistas em banda desenhada, constituindo-se um júri misto com experiência prévia e atual no que toca à leitura da banda desenhada Disney.

O júri foi composto por Filipe Abranches (autor de banda desenhada e realizador de cinema de animação), Gabriel Martins (crítico de banda desenhada em diversas plataformas), Pedro Bouça (assistente editorial e tradutor de banda desenhada), Pedro Moura (autor, crítico, curador e docente de banda desenhada) e Rodrigo Ramos (fundador do primeiro site e newsletter sobre BD Disney em Portugal e membro da equipa do site Bandas Desenhadas).

Por sugestão dos jurados, foram criadas 2 tipos de Prémios – os Prémios do Júri e os Prémios dos Leitores, destinados a categorias diferentes.

Os Prémios do Júri são constituídos por 12 categorias, cujos vencedores são já conhecidos, como pode ser consultado aqui. Foi também atribuído o Prémio Especial do Júri, o qual galardoou uma banda desenhada que se destacou das demais por promover um valor ou um conjunto de valores que os jurados entenderam como relevantes.

Os Prémios dos Leitores são constituídos por 18 categorias. Para cada uma delas, o Júri nomeou, com raras exceções, 5 bandas desenhadas. Competiu aos Leitores votarem nas suas BD favoritas até ao dia 30 de novembro. A lista de galardoados com os Prémios dos Leitores pode ser consultada aqui.


Os Prémios BD Disney não possuem filiação à Disney Enterprise Inc. nem às editoras que publicam banda desenhada Disney nacional ou internacionalmente. A editora Goody apoiou os Prémios BD Disney através da gentil facultação das bandas desenhadas analisadas pelos jurados, sempre que tal se revelou necessário.