A partir de 23 de agosto, o jornal Público disponibilizará todas as sexta-feiras um DVD de desenhos animados d’ Os Smurfs, ao preço simpático de 4,90€. Ao todo, serão 8 DVD, 2 deles nunca lançados com esta remasterização da Pris Audiovisuais no mercado português (DVD #7 e #8).
Trata-se da produção Hanna-Barbera em colaboração com Lafig, baseada nas ideias e histórias de Peyo e Yvan Delporte.
Eis os conteúdos dos DVD:
DVD 1: Smurf O Astronauta + Santo Smurf e o Dragão + Os Smurfs e o Pássaro Uivador
DVD 2: Os Smurfs Enfeitiçados + Sopa de Smurfs + Romeu e Smurfina
DVD 3: Smurfina e os Sapatos Mágicos + D. Smurf Valentão + Os Smurfs Artistas
DVD 4: Pintor Poeta + O Robot Smurf + A Fonte de Juventude
DVD 5: Os Smurfs e a Festa de Primavera + Vida de Feiticeiro + O Smurf que Não Sabia Dizer que Não
DVD 6: O Rei Smurf + O Génio Mauzinho + Os Smurfs e os Óculos Coloridos
DVD 7: Os Papões + O Smurf Falso + Os Smurfs Roxos
DVD 8: A Poção para Aumentar + Smurfs Explorados + Gargamel, o Generoso
Os primeiros 4 DVD tinham sido lançados aquando da estreia do filme de Raja Gosnell nas salas de cinema, em 2011, tendo mais 2 sido editados posteriormente. A remasterização teve em conta a americanização das designação dos famosos personagens, que com a estreia do primeiro filme se deixaram oficialmente de denominar Estrumpfes (mais próxima da designação original Les Schtroumpfs) em Portugal. Com a sequela já em exibição no cinema, é esta a iniciativa do jornal.
Estes personagens criados em 1958 por Peyo, na banda desenhada de João e Pirolito La flûte à six trous, originaram a série norte-americana de Hanna-Barbera de onde foram selecionados os episódios que constam desta série, transmitida entre 1981 e 1989 nos EUA, com direito a 9 temporadas e 427 episódios.
Se, após a adoção do nome internacional, não foi publicada BD no nosso país destes personagens, a Asa, aquando do lançamento do primeiro filme, iniciou a publicação de diversos livros infantis, divididos por duas coleções de ficção, bem como livros de atividades, de pintar, de autocolantes e a adaptação do filme em dois livros dedicados ao público infantil e um ao juvenil. Com o surgimento do segundo filme, a Asa publicou mais um livro de atividades e uma adaptação infantil e outra juvenil do filme. Mas, novamente, nenhuma BD foi publicada por esta nem nenhuma outra editora.
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.
Enanenes
Olá!
Eu quando saiu o primeiro filme perguntei o porquê de não aproveitar a boleia deste para a publicação de livros à ASA. A resposta foi que tinham demonstrado interesse sim em editar, mas os custos dos direitos para a BD eram incomportáveis…
🙁
Já agora quero deixar aqui uma palavra.
O site BDesenhada foi o meu primeiro contacto com a BD na internet e acabou por ser uma das minhas fontes preferidas de informação sobre BD na altura, sobretudo porque era onde havia mais informação sobre BD europeia. Tive muita pena quando acabou…
Abraço
Nuno, obrigado pela informação relativamente à ausência de publicação de BD dos Smurfs.
E um agradecimento muito especial pelas palavras dedicadas ao BDesenhada.com. Estou de volta 😉
Abraço,