Humor Negro & Batas Brancas
O francês Claude Serre (1938-1998) pertence a uma geração de desenhadores que surgiu nos anos 60 do século passado, em revistas como Hara-Kiri, Planète, Plexus, Lui e Periscope. Nesse período, dedica-se também a ilustrações para a publicidade, teatro e cinema.
A sua carreira sofre uma reviravolta com a publicação do presente livro, Humor Negro & Batas Brancas, em 1972. Inicialmente editado pelas Éditions du Grésivaudant numa edição luxuosa com uma tiragem limitada a 500 exemplares, Jacques Glénat reedita o livro em álbum, iniciando uma colaboração que tem como frutos diversas publicações temáticas que vão fazendo aumentar sucessivamente a popularidade do autor.
Na realidade, Serre parece ter inventado um estilo de humor, no qual a observação do comportamento é completamente eficiente e o desenho de uma precisão atroz, elementos que provavelmente contribuíram para ter lhe ter sido atribuído o Prix de l’Humour Noir Grandville em 1973.
Serre tornou-se popular a nível mundial, estando os seus trabalhos publicados em 14 línguas, apesar da maioria dos seus desenhos não necessitar de legenda. Faleceu a uma sexta-feira, 13.
Quanto ao livro, dividido nos capítulos Bloco Operatório, Farmácia, Psiquiatria, Odontologia, Cinesiterapia e Clínica Geral, o humor negro de Serre não poupa as batas brancas, fazendo o leitor sorrir e, ocasionalmente, gargalhar. A ler, obrigatoriamente.
Humor Negro & Batas Brancas (Humour Noir & Hommes en Blanc, 1972)
Serre
coleção: Humor com Humor se Paga #19
Dom Quixote, 1985 (Portugal)
64 pp, brochado
DL 7363/84
nota: republicação revista do artigo publicado em bedê, em 9 de junho de 2006
SOBRE O AUTOR |

- Administrador
- Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.
Últimos artigos
ARTIGOS2021.04.12Paco Roca
ARTIGOS2021.04.12Homem em Pijama
ARTIGOS2021.04.11Fernando Proietti
ARTIGOS2021.04.11Vincent Delmas
Bota humor negro nisso, julgando pela capa! Doeu até em mim!
Boa semana!!
Fabiano Caldeira.
Caro Fabiano:
O Serre é um vero mestre. Utilizando o título original deste livro, faz uma pesquisa na internet e encontrarás muitas ilustrações retiradas da obra 🙂
Abraço,
Nuno
Valeu a dica! Farei sim!!! Obrigado!!!!