Migrando

Migrando

Há muito tempo que me interesso pelo tema das migrações ou não me dedicasse à sanidade internacional há mais de uma década. No início deste ano, tive oportunidade de ver um inquietante filme que aborda algumas questões pertinentes – refiro-me à obra francesa Welcome – Bem-Vindo (2009) de Phillipe Lioret.

Foi ainda em processo de reflexão sobre a obra que, pouco depois, li um interessante livro sobre o tema da autoria da ilustradora argentina radicada em Itália (após uma estadia em Barcelona de 11 anos)  Mariana Chiesa Mateos, publicado entre nós pela Orfeu Negro na sua coleção Orfeu Mini.

O livro Migrando tem duas capas e nenhuma contracapa, não nos dando pistas quanto ao local por onde começar a leitura. Houve até o cuidado de repetir a ficha técnica em ambos os lados, para que não restassem dúvidas da seriedade da arbitrariedade, contando o volume com a conceção gráfica da prestigiada editora italiana Orecchio Acerbo ou não se tivesse realizado a edição simultânea nos dois países.

Após uma breve introdução escrita, somos convidados a entrar no mundo pictórico da autora, povoado, entre outros, por pessoas-aves e pessoas-folhas em migração. A maioria das ilustrações do seguinte vídeo faz parte da obra editada, pelo que o compartilho convosco:

Quem vive histórias assim?

nota: republicação revista do artigo publicado em 100mural, em 17 de fevereiro de 2013.

Deixa um comentário