Astérix em dezembro

Astérix em dezembro

 

 

Como se pode verificar na checklist mensal de dezembro, este mês serão distribuídos 4 volumes da série Astérix à Volta do Mundo com o jornal Público. O primeiro chega hoje às bancas, sendo o sétimo volume da coleção. Eis a listagem completa:

 

7 – Astérix na Hispânia (dia 6)
René Goscinny (argumento) e Albert Uderzo (desenho)
Nada consegue resistir a César: a seguir à Gália, é a vez da Hispânia ser anexada ao seu império. Toda a Hispânia? Não! Uma pequena aldeia próxima de Munda (Montilla) resiste ainda. Mas Júlio César farta-se dos irredutíveis e rapta Pepe, o filho do chefe ibero Caldoverdon y Chouriçon. Pepe é levado para a Gália, para o campo de Babácomrum no qual deverá receber uma educação romana. É aí que se cruza com os mais célebres irredutíveis, Astérix e Obélix, que o libertam e decidem levá-lo de volta para a Hispânia.

8 – Astérix entre os Pictos (dia 13)
Jean-Yves Ferri (argumento) e Didier Conrad (desenho)
Desta vez, Astérix e Obélix vão ser chamados a demandar o território dos Pictos, esses povos da antiga Escócia conhecidos pelas suas qualidades de temíveis guerreiros e pelos seus múltiplos clãs, cujo nome, dado pelos Romanos, significa literalmente “homens pintados”. Na melhor tradição das aventuras do mais célebre de todos os Gauleses, Astérix entre os Pictos é pois uma viagem épica a um país rico em tradições, durante a qual os nossos heróis irão descobrir um novo povo, cujas diferenças culturais se traduzirão em piadas e trocadilhos memoráveis.

9 – Astérix entre os Helvécios (dia 20)
René Goscinny (argumento) e Albert Uderzo (desenho)
Gracchus Deulhovírus, governador de Condate (Rennes), enriquece à custa de Roma: guarda para si a quase totalidade dos impostos colectados na sua província e organiza memoráveis orgias à custa do Imperador. Por isso, quando o questor Claudius Enxaquecus é enviado por César para lhe examinar as contas, Deulhovírus apressa-se a envenená-lo. Para tentar safar-se, Enxaquecus recorre a Panoramix e às suas receitas milagrosas. Sempre pronto a socorrer um doente, mesmo que seja romano, o druida precisa, no entanto, de uma raríssima flor das montanhas, a estrela de prata (edelweiss). Começa então uma nova missão para Astérix e Obélix, até ao país dos relógios de cuco, dos bancos e do queijo derretido!

10 – Os Louros de César (dia 27)
René Goscinny (argumento) e Albert Uderzo (desenho)
Há muito tempo que Matasétix deseja acabar de uma vez para sempre com a bazófia do seu cunhado Homeopatix. Durante um jantar bem regado em casa do arrogante luteciano, o chefe gaulês promete servir ao seu inimigo de estimação um guisado perfumado com a coroa de louros de César. E, obviamente, os caprichos do chefe acabam por sobrar para Astérix e Obélix! Ei-los agora em Roma para tentar realizar uma missão impossível: levar os louros de César para a Aldeia!

Registe-se que o álbum Astérix entre os Pictos teve o seu lançamento mundial no final de outubro deste ano e pode agora ser adquirido ao preço simpático de €6,95, tal como os restantes volumes desta coleção.

Deixa um comentário