Como tínhamos anunciado, segundo a Panini España, a importação de revistas Marvel da Panini Brasil nos meses de fevereiro e março não sofrerá nenhuma alteração. Para além da habitual listagem, iremos contextualizar o conteúdo das 5 revistas brasileiras com as novas revistas portuguesas Marvel.
Homem-Aranha 138
(Amazing Spider-Man 682 a 684)
O Doutor Octopus está a morrer e quer ser lembrado como um grande génio e herói. Para isso, oferece-se para salvar a camada de ozono do planeta Terra! Mas apenas o Homem-Aranha desconfia das boas intenções de Ottavius e dos seus asseclas (que integram o temível Sexteto Sinistro) e chama os Vingadores para desmascarar o vilão.
Cronologicamente, estas histórias ocorrem antes não só da revista mensal portuguesa dedicada ao Homem-Aranha, mas também do TPB Homem-Aranha Superior: Último Desejo, no qual serão publicados os números 698 a 700 da revista norte-americana Amazing Spider-Man. No número 139 do Homem-Aranha brasileiro, distribuído em março entre nós, serão publicados os #685 a 690 daquela série.
Universo Marvel 36
(Fantastic Four 603 e 604, FF 15, Marvel Heartbreakers 1 (IV), The Incredible Hulk 4 e 5, Thunderbolts 170)
Bruce Banner fica cada vez mais descontrolado e perigoso, e o Incrível Hulk vai atrás dele para matá-lo de uma vez por todas! O Quarteto Fantástico e a Fundação Futuro recebem a ajuda de Galactus no confronto contra os Celestiais Insanos que pretendem aniquilar a Terra. Os Thunderbolts fogem dos calabouços de Camelot e ficam cara a cara com Merlin!
Nenhum destes títulos norte-americanos consta de forma explícita do plano editorial para as edições Marvel em Portugal.
Os Vingadores 113
(Avengers 29-30, New Avengers 29)
Os Vingadores decidem atacar os telepatas dos X-Men e conseguem recrutar um poderoso aliado para essa batalha. Novos Vingadores: o Capitão América reúne os Illuminati para encontrar uma forma de deter os Filhos do Átomo, mas Namor pode não estar muito de acordo! E ainda: Gavião Arqueiro e Mulher-Aranha contra o Sr. Negativo!
Cronologicamente, estas histórias são anteriores às que serão publicadas em Portugal. Estas bandas desenhadas integram o crossover conhecido como Avengers vs. X-Men (AvX). A quarta série da revista norte-americana Avengers terminou no n.º 34, estando o início da quinta série publicado na revista portuguesa Os Vingadores. Quanto a New Avengers, esta segunda série também terminou no número 34 nos EUA. Presentemente, é publicada a 3.ª série nos EUA, a qual, ao contrário da anterior, se foca no grupo Illuminati; a publicação da 3.ª série de New Avengers em Portugal também está prevista .
Wolverine 102
(Wolverine 303, Wolverine and the X-Men 8, Daken: Dark Wolverine 20)
Na conclusão da guerra do Tentáculo e da Yakuza, enquanto Wolverine elimina todos os ninjas que encontra, eis a surpreendente revelação dos planos (e dos novos aliados) de Victor Creed. E, tentando desestabilizar a Escola Jean Grey para Estudos Avançados, o Clube do Inferno manda Dentes-de-Sabre atacar os entes queridos de Hank McCoy, o Fera. Ao mesmo tempo, Daken resolve de vez o seu relacionamento com a agente do FBI Donna Kiel.
Nenhum destes títulos norte-americanos consta de forma explícita do plano editorial para as edições Marvel em Portugal.
X-Men 138
(Uncanny X-Men 13-14, X-Men 29)
Graças a confusão em que Fada se meteu, os X-Men, a Fundação Futuro e o Homem-Aranha juntam-se para salvar Nova Iorque da vingança um grupo de skrulls renegados. Os confrontos dos Vingadores vs. X-Men pioram ainda mais com a interferência do misterioso alienígena Unidade. E há revelações do Senhor Sinistro e dos seus planos para chegada da Força Fénix.
Cronologicamente, estas histórias são anteriores às que serão publicadas em Portugal. Estas bandas desenhadas integram o crossover conhecido como Avengers vs. X-Men (AvX). A segunda série da revista norte-americana Uncanny X-Men terminou no n.º 20, estando o início da terceira série prevista para ser publicada em Portugal. Quanto a X-Men, esta terceira série terminou no número 41 nos EUA. Presentemente, é publicada a 4.ª série nos EUA. No entanto, o título escolhido para publicação em Portugal não foi este (equipa que atualmente é composta em exclusivo por personagens femininas, entre as quais Tempestade e Jubileu) mas sim All New X-Men (com a equipa original dos X-Men a viajar do passado para o presente e a confrontar-se com as pessoas que se tornaram).
nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora, as quais se agradecem.
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.
O relançamento em português de Portugal pois começa com o ligeiro “reboot” do Marvel Now. Se fores completista lê o pelo menos a máximo-série “Vingadores vs X-Men” pois é a base das mudanças de “status quo” que levam à tal reformulação. 🙂
obrigado pelo comentário.
Caro Mariano:
O vero completista Marvel adquire todas as publicações Marvel, em todos os formatos e variantes (e quiçá em várias línguas) 😉
Abraço,
Nuno
Caro Enanenes:
Ainda bem que não sou “verdadeiro” completista apesar de gostar de as ler a todas. 😉
Para quem gostava de recomeçar as leituras Marvel, que titulo aconselhavas?
Caro Paulo:
Presumo que te referes aos títulos portugueses e não aos brasileiros, certo? Dado este relançamento com a marca Marvel NOW! ter como finalidade atrair novos leitores, qualquer uma das revistas é certamente um bom ponto de partida. Provavelmente, a escolher apenas um título entre as três propostas, o mais acertado será escolher aquele com o qual no passado se tinha mais afinidade ou, em alternativa, experimentar os três antes de decidir 😉
Abraço,
Nuno
Acho que vou me atirar ao “Universo Marvel” já que tem um pouco de tudo.
Caro Paulo:
Referias-te então aos brasileiros… A tua escolha parece-me uma boa opção, até porque aparentemente nenhum desses títulos será editado a curto prazo no nosso país. Ainda deves encontrar nas bancas o #35, no qual começou a ser publicada uma nova fase do Hulk.
Abraço,
Nuno
Já o tenho e é excelente. Obrigado.
Desculpa desde já as constantes perguntas.
Quem comprar estas mais as Tugas/espana gasta 1 pequena fortuna não?Para ai uns 30 euros!!???
Caro Manuel:
Quem comprar mensalmente todas as revistas PT+BR gasta certamente mais de 30,00€.
Abraço,
Nuno
Mais outros 20 euros das novas tugas da 50 euros puxadito..
Eu pelo menos não pretendo gastar isso. Apenas quero umas revistas para me afastar um pouco da BD Franco/Belga. E por isso quero ler outras coisas – sem loucuras.
Caro Paulo:
A dica que te remeti sobre o quiosque em Barcelos que vende J. Kendall foi útil?
Abraço,
Nuno
Foi útil.
Já tenho a revista comigo. Sou cliente da Casa Tem Tudo à mais de 25 anos. É aqui onde compro a melhor imprensa internacional, principalmente francesa.
Contudo no Quiosque São Bento tem outro material interessante que desconhecia. É o que acontece quando nidificamos apenas num lugar 🙁
No inicio de cada vez vou, agora, visitar os dois locais.
mês*
Paulo,
para além do Universo Marvel que vai terminar no número # 40 (no brasil foi a última edição com a história final do HulK) aconselho-o vivamente o que tem sido anunciado neste blog Os Vingadores, Os X-Men e o Homem-Aranha da Panini, mas em Português Europeu.
Para além de serem de uma qualidade como já não se via desde o fim da Devir voltam a ser no nosso Português Europeu com histórias auto-conclusivas em poucos números e com a vantagem de contar com histórias que foram reiniciadas nos EUA há mais ou menos um ano.
O extra é não serem assim tão caras para a qualidade 3.50.
Boa sorte na busca pelas 3 revistas (por enquanto só dos Vingadores está nas bancas, para a semana é a dos X-men e no final do mês é a do Homem Aranha).
Diogo Semedo
Acho optimo o relançamento das revistas em Portugues-Portugal mas pelo menos continuem a importar as brasileiras ja que o leque de escolha é muito variado
Olá, Rogério!
Segundo a Panini España, em fevereiro e março continuarão a ser importados exatamente os mesmos titulos brasileiros.
Quanto ao leque de escolha ser mais variado é verdade, mas relembro que o número mensal de revistas Marvel importadas é muito menor (cerca de um terço) que o número de revistas publicadas no Brasil.
Abraço,
Nuno
Sim mas para quem (como eu) que ja acompanha os mesmo titulos desde 2007 ja me habituei a comprar regularmente todos estes titulos. Tendo em conta o risco que é para mim como colecionador comprar os titulos novos em pt-pt que daqui a 6 meses podem já nem ser lançados (ainda me lembro que as mensais da Devir eram tudo menos regulares) é um risco que vou ter que tomar. Quanto a ficar sem o Universo Marvel e sem o Wolverine também não me faz muita diferença mas pelo menos acabem de lançar até chegar ao exacto ponto dos lançamentos portugueses.
Rogério:
Considero os portugueses que continuam a tentar acompanhar os universos Marvel (e DC) em português uns veros resistentes, ou não fossem todas as adversidades com que são confrontados! 🙂
Abraço,
Nuno
Sim. Wolverine, Universo Marvel e os comics do universo DC não fazem sentido deixarem de sair.
Caro Bruno:
Até este momento, a Panini España apenas se pronunciou quanto a fevereiro e março. A ver vamos o que o futuro reserva…
Abraço,
Nuno