Abril foi caraterizado pelo surgimento de novos projetos de banda desenhada. Por outro lado, verificou-se a ausência das importações das revistas Panini brasileiras nas bancas. Este atraso na distribuição originou uma grande diferença no total de bandas desenhadas disponibilizadas quando comparado com os meses anteriores? Já o verificaremos…

Curiosamente, as checklists mensais continuam a ser das entradas mais visitadas, consolidando o contínuo sucesso desta iniciativa na tentativa de responder às simples questões que nem sempre têm pronta resposta (não encontro à venda: ainda não saiu? já foi recolhida? a distribuição foi limitada a poucos pontos de venda?…).

E, se a premissa é simples e o layout minimalista, a verdade é que obriga a atualizações diárias, no sentido da informação ser o mais correta possível.

Tal como nos meses de setembrooutubro, novembro e dezembro de 2013, bem como em janeiro fevereiro e março deste ano, apresenta-se a análise dos lançamentos de abril. Mais uma vez, estamos perante um mês caraterizado pela distribuição de BD em atraso e adiamento de algumas publicações para maio de 2014. Relembro que uma porção das variações entre o número de publicações nos diferentes meses são artificiais, não correspondendo a um maior ou menor número de publicações dedicadas à banda desenhada, mas sim ao cumprimento ou não da calendarização que reflete o plano editorial. Como tem sido habitual, inicie-se a análise pela banda desenhada distribuídas nas bancas, fonte do maior número de publicações de BD.

QUIOSQUES

Bonelli Comics (Mythos) [importação] [sinopses aqui]
– J. Kendall – Aventuras de uma Criminóloga 104
– J. Kendall – Aventuras de uma Criminóloga 105 (antevisão aqui)
– Tex 495
– Tex 496 (antevisão aqui)
– Tex Coleção 286 (antevisão aqui)
– Tex Coleção 287
– Tex Edição de Ouro 67
– Zagor 148
– Zagor Especial 42 (antevisão aqui)
– Zagor Extra 111 (antevisão aqui)
– Zagor Extra 112

Bongo Comics (Goody)
– Simpsons 1 (dia 30) (antevisão aqui)

Dark Horse Comics (Planeta DeAgostini) (antevisões aqui)
– Comics Star Wars 56: X-Wing: Esquadrão Rebelde 2 (dia 7)
– Comics Star Wars 57: X-Wing: Esquadrão Rebelde 3 (dia 14)
– Comics Star Wars 58: X-Wing: Esquadrão Rebelde 4 (dia 21)
– Comics Star Wars 59: X-Wing: Esquadrão Rebelde 5 (dia 28)

Disney (Goody) [capas aqui]
– Carros 48 (brinde: carrinho Giuseppe) (dia 28)
– Disney Big 4 (dia 30)
– Disney Comix 70 (dia 2) (antevisão aqui)
– Disney Comix 71 (dia 9) (antevisão aqui)
– Disney Comix 72 (dia 16) (antevisão aqui)
– Disney Comix 73 (dia 23) (antevisão aqui)
– DisneyComix 74 (dia 30) (antevisão aqui)
– Hiper Disney 17 (dia 17) (antevisão aqui)
– Minnie & Friends 5 (dia 5) (antevisão aqui)
– Real Life 1 (dia 22) (antevisão aqui)
(nota1: 9.ª caixa arquivadora Disney Comix: #33-36)
(nota2: 4.ª caixa arquivadora Hiper Disney: #8-9)

Disney (Panini)
– Penguin Club 8 (antevisão aqui)

Disney (Zero a Oito)
– Disney Junior 10 (com 2 brindes)

Graton (Asa/Público) (sinopses aqui)
– Michel Vaillant #01. Em Nome do Filho (dia 2)
– Michel Vaillant #02. Voltagem (dia 9)
– Michel Vaillant #03 . O Piloto sem Rosto (dia 16)
– Michel Vaillant #04. O Circuito do Medo (dia 23)
– Michel Vaillant #05. A Rota Nocturna (dia 30) 

Marvel (Panini España – edição PT)
– Homem Aranha Superior 3 (antevisão aqui)
– Os Vingadores 3 (sinopse aqui)
– X-Men 3 (antevisão aqui)

Rainbow (Zero a Oito)
– Winx Club 104 (com 2 brindes)

Sony (Panini España – edição PT)
– Invizimals 9 (sinopse aqui)

Das edições nacionais periódicas disponibilizadas nas bancas não inseridas em iniciativas autolimitadas durante o mês de abril, registou-se o aparecimento de dois novos projetos, ambos da editora Goody, que contribuirão mensalmente com mais duas publicações de BD Disney italiana (Real Life) e Bongo Comics norte-americanos (Simpsons). As iniciativas da Panini España que foram iniciadas ou reiniciadas em fevereiro, prosseguiram com a  publicação mensal em português europeu de 3 revistas e uma revista Invizimals. Passámos a incluir na nossa análise a revista da Disney editada pela Panini España Penguin Club, tendo-se o cuidado na análise comparativa desta inclusão tardia (já se encontra no 8.º número) não causar nenhum viés. Tal como aconteceu em novembro, janeiro e março, mas presente em dezembro e fevereiro, a revista Phineas e Ferb torna a não surgir nas bancas, manifestando uma periodicidade errática. Pelo contrário, um lançamentos da Goody de maio foi antecipado para o último dia de abril (Disney Big #4). Por seu turno, a Disney Junior #10 tornou a conter BD no seu interior.  O número de revistas nacionais periódicas manteve-se em 18, contendo material de origem italiana (12 publicações), norte-americana (5 publicações) e espanhola (1 publicação).

Os 10 títulos periódicos nacionais autolimitados resultam parcialmente da publicação dos livros Comics Star Wars (5 publicações), sendo a única via pela qual se publicam comics norte-americanos da Dark Horse no nosso país. Com o novo projeto da Asa Michel Vaillant (5 publicações) a ser distribuído com o jornal Público, regista-se o regresso de banda desenhada a ser distribuída com periódicos, algo que não se verificou no mês passado. Com esta iniciativa não só se duplicou o número de BD a chegar às bancas resultante de projetos autolimitados, como se garantiu a presença de BD francesa nas bancas em publicações dedicadas.

Foram diversas as irregularidades com as revistas importadas do Brasil distribuídas em abril. As revistas brasileiras Bonelli Tex Coleção #286 e Zagor Extra #111, previstas para serem distribuídas em março após sucessivos adiamentos, somente chegaram às bancas em abril. Pelo contrário, 1 revista Bonelli foi adiada para maio (Tex Edição em Cores #14) e 3 revistas de maio foram distribuídas em abril (J. Kendall – Aventuras de uma Criminóloga #105, Tex #496 e Zagor Especial #42). No entanto, o facto mais significativo foi o adiamento para maio da distribuição das 32 revistas Panini Brasil (5 Marvel, 6 DC e 21 Mauricio de Sousa). Registe-se, no entanto, que estão também programadas para maio a distribuição das 32 revistas inicialmente planeadas para maio, o que poderá originar uma duplicação do número das revistas Panini Brasil distribuídas em maio. Com a ausência das revistas Panini Brasil, a totalidade das importações brasileiras correspondeu às 11 revistas da Mythos (no mês passado a totalidade de revistas de BD importadas foi de 43).

Deste modo, o número de livros e revistas nas bancas – exceto redistribuições – diminuiu para 39 publicações (menos 29 que no mês anterior). Nos quiosques, com a ausência das revistas Mauricio de Sousa, este mês o público-alvo privilegiado foi excecionalmente o público juvenil, ao invés do infantil. O público adulto é o menos contemplado na oferta.

A nível da origem da BD, este mês a maioria é  italiana (23 publicações), seguindo-se a norte-americana (10 publicações), franco-belga (5 publicações) e espanhola (1 publicação). O manga manteve-se novamente ausente nos quiosques, bem como a BD portuguesa. Excecionalmente, com a ausência das publicações Mauricio de Sousa, a BD brasileira não esteve presente nas bancas.

A BD italiana tem origem na Bonelli Comics (11 publicações), no ramo Disney da Panini Itália (11 publicações) e na Rainbow (1 publicação). Quanto à BD norte-americana, reparte-se por Dark Horse (5 publicações), Marvel (3 publicações), Bongo (1 publicação) e Disney (1 publicação). Com a ausência das publicações da Panini Brasil, nenhuma BD da DC Comics foi distribuída.

NOVIDADES EDITORIAIS

Após dois meses com 9 lançamentos em cada um, em abril houve uma quebra do número de lançamentos.

Ave Rara
– Living Will #2 – André Oliveira e Joana Afonso (dia 12) (antevisão aqui)

Chili Com Carne
– Zona de Desconforto – VA (dia 5) (antevisão aqui)

Planeta
– A Guerra dos Tronos vol. 3 (dia 16) (sinopse aqui)

Das 3 publicações existentes, apenas 1 tem distribuição em livrarias não especializadas em BD.

IMPORTAÇÕES LIMITADAS NOS QUIOSQUES

Como tenho vindo a referir, esta é uma checklist de difícil elaboração pois tem como metodologia a observação realizada em diferentes quiosques, estando frequentemente disponíveis poucos exemplares por ponto de venda selecionado, podendo os mesmos ser adquiridos previamente às minhas visitas. Nesse sentido, fomenta-se a participação dos leitores que queiram completar a listagem sempre que tenham vislumbrado uma publicação em falta na checklist.

De Espanha
– Reportero Doc 214

De EUA
– Sonic the Hedgehog Super Special 10 (Archie Comics)

De França
– Casemate 70
– dBD 82
– dBD 83
– L’ Écho des Savanes 325
– L’ Immanquable 40
– Lanfeust Mag 174
– Psikopat 263

FANZINES

Dos fanzines nacionais que tive conhecimento serem publicados em abril, eis a listagem:

Ave Rara
– Feathers #1 (online) (ler gratuitamente aqui)

Clube do Inferno
– Freak Scene – André Pereira (dia 30) (antevisão aqui)

Façam Fanzines e Cuspam Martelos
– Preto no Branco 3 (dia 17)

José Pires
– Fandaventuras Special 2 – Rob the Rover: The Flying Fish Saga – Second Volume – Walter Booth (antevisão aqui)
– Fandaventuras Special 3 – Rob the Rover: The Flying Fish Saga – Third Volume (antevisão aqui)
– Fandaventuras Special 4 – Rob the Rover: The Flying Fish Saga – Fourth Volume (antevisão aqui)
– Fandwestern: Série Matt Marriott #22: Hannibal Kane – Jim Edgar & Tony Weare (sinopse aqui)

O Panda Gordo
– Two Stories Told with Ten Drawing Each – João Sobral (antevisão aqui)

Rudolfo
– Molly #1 (dia 30) (antevisão aqui)

The Lisbon Studio
– TLS WebMag #6 (online) (dia 3) (ler gratuitamente aqui)

Registe-se a existência de dois novos projetos contínuos, um que se pretende bimestral (Molly) e outro aperiódico (Feathers), que contribuem para se alcançar um maior número de fanzines do que os oito registados em dezembro do ano passado e contrariam os baixos números do primeiro trimestre de 2014 (janeiro: 2; fevereiro: 3; março: 5 de BD). Dos 10 fanzines, 8 foram lançados em formato físico e 2 em formato digital.

Por fim, agradece-se a todos os faneditores e demais bedéfilos interessados que colaborem na construção da área dedicada aos fanzines na checklist mensal, informando dos vários lançamentos que ocorrem mensalmente.

No total, abril possibilitou tomarmos contacto com 65 publicações de ou sobre BD (por oposição às 88 do mês anterior e às 77 de fevereiro e 84 de janeiro), entre edições nacionais e importadas, de géneros bastante distintos. No entanto, esta diminuição está relacionada com atrasos de distribuição e não deve ser valorizada (assim como se prevê um acrescento em maio). Este quadrimestre apresenta números totais relativamente modestos quando comparados com as 129 publicações de dezembro de 2013.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.