Em junho de 2007, a Panini Brasil começou a exportar para Portugal algumas das suas revistas, nomeadamente as de Mauricio de Sousa Editora e uma seleção de títulos Marvel e DC Comics.

Apesar de serem distribuídas há 7 anos, as revistas dedicados ao género de super-heróis têm uma menor exposição nas bancas do que as de Mauricio de Sousa devido à menor tiragem importada (400 a 700 exemplares vs. 200 a 3000 exemplares).

Os potenciais 400 a 700 leitores portugueses das revistas Marvel e DC brasileiras têm-se queixado da dificuldade em obter as revistas, devido à política de distribuição das mesmas, bem como de não existir cuidado em exportar para Portugal as minisséries e especiais com ligação direta com os títulos mensais (o que não lhes permite ler as sagas completas) e da incerteza de conseguirem seguir as bandas desenhadas que lhes interessam devido às alterações nas composições das revistas brasileiras (ora uma personagem é publicada numa revista que é exportada para Portugal, ora passa a ser publicada numa revista que não é exportada, e vice-versa). Além destes problemas relatados pelos leitores, resilientes ao ponto de continuarem a adquirir as revistas brasileiras, apesar de todos estes constrangimentos major, o mais recente problema é a numeração das revistas. Enquanto a numeração era simples, a importação decorreu sem intermitências. A partir do momento em que incluíram números zero (entre os n.ªs 12 e 13 das revistas da DC Comics) e casas decimais (por exemplo, a X-Men #134.1, entre o #134 e #135), não houve o cuidado de  exportar para Portugal as revistas deste modo numeradas, criando ainda uma maior insatisfação entre os leitores, ao não lhes permitir seguir devidamente as histórias das BD.

Como praticamente não acompanhei nestes 7 anos as importações das revistas Panini Brasil, solicitei ao leitor Bruno Silveira que nos documentasse e opinasse sobre a presença destas revistas no nosso país, o que prontamente realizou. Obrigado, Bruno, por documentares este capítulo recente da banda desenhada importada.

Podem ler aqui.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.