As melhores LeR em setembro

As melhores LeR em setembro

Há que confessar. Gosto de chegar ao fim do mês e elaborar esta entrada, partilhando o que me deu mais prazer re(ler). Mais do que a minha partilha, gosto de receber a partilha do que mais prazer deu aos leitores, indicando-me outros trilhos a seguir e mundos a explorar.

Deste modo, conforme tenho realizado desde maio (os interessados podem consultar também as entradas de junhojulho e agosto), eis uma pequena listagem das melhores LeR (Leituras e/ou Releituras) que realizei em setembro no que toca à banda desenhada e livros ilustrados. Relembro que se trata de uma rubrica paralela à secção com as sugestões de leitura.

Como referi anteriormente, sublinho que, se por um lado, as obras (re)lidas em setembro podem não ter tido data de lançamento naquele mês ou ano, por outro não realizei a leitura da totalidade das publicações lançadas no mês supramencionado.

Sob a forma de listagem, onde se pode descobrir mais sobre as obras em causa quando essa informação está disponível neste espaço:
O Espelho de Mogli – Olivier Schrauwen (MMMNNNRRRG, 2014)
Cartoons do Ano 2013 – VA (Documenta, Sistema Solar, 2014)
Fandaventuras Especial 1: O Gavião dos Mares – Os Órfãos do Mar (parte 1) – Walter Booth (José Pires, 2013)
Fandaventuras Especial 2: O Gavião dos Mares – Os Órfãos do Mar (parte 2) – Walter Booth (José Pires, 2013)
Fandaventuras Especial 3: O Gavião dos Mares – Os Órfãos do Mar (parte 3) – Walter Booth (José Pires, 2013)
Fandaventuras Especial 4: O Gavião dos Mares – Pelo Rei! (parte 1) – Walter Booth (José Pires, 2014)
Fandaventuras Especial 5: O Gavião dos Mares – Pelo Rei! (parte 2) – Walter Booth (José Pires, 2014)
Fandaventuras Especial 6: O Gavião dos Mares – O Cruzeiro do Sea Hawk – Walter Booth (José Pires, 2014)
Sirenae – Milo Manara (Comicon, 2002)
Topolino: 80 anni insieme – VA (The Walt Disney Company Italia, 2012)
Paperino: Una vita a fumetti – VA (The Walt Disney Company Italia, 2014)
Mortadelo y Filemón Edición Coleccionista 1: La Máquina del Cambiazo | Magín El Mago | Los Mercenarios – F. Ibáñez (Salvat, 2011)
Mortadelo y Filemón Edición Coleccionista 2: ¡Rapto Tremendo! | Mortadelo de la Mancha | ¡…Y Van 50 Tacos! – F. Ibáñez (Salvat, 2011)
Eureka – Puig Rosado (Documenta, Sistema Solar, 2014)
Papá em África – Anton Kannemeyer (MMMNNNRRRG, 2014)

Fico a aguardar a partilha das vossas melhores (re)leituras no mês passado nos comentários.

6 comentários em “As melhores LeR em setembro

  1. Das obras listadas não li nenhuma. Tenho, no entanto, interesse em adquirir e ler o Papá em África…
    Para lá das publicações de distribuição mensal (este mês foram: H-A Superior, Dredd Megazine, vários Tex), li ainda as Universo Marvel Levoir (ainda me falta ler a última) e o Thor da Panini.
    Quanto a outras leituras foram Batman: Gothic; Criminal: Bad Night; Dylan Dog (Especial G. Freghieri); vários Tex e Zagor.
    De releituras foram Cowboy Bebop e Color of Rage.
    Deste largo conjunto, diria que as que mais me agradaram foram Dredd Megazine, Tex Anual 14 e Tex Edição Histórica 83 e 85. 4 pontos para a Mythos

    1. Olá, V!
      O Juiz Dredd Megazine #1 já li há muitos meses. Li os primeiros 3 números em conjunto. Para mim, isso foi importante, pois não tenho grande paciência atualmente para antologias com várias BD to be continued. Prefiro ler seguido, série a série. Algum do material das revistas já possuía em álbuns da 2000 AD… De qualquer modo, considero um “lançamento” (importação) importantíssimo, devido à inexistência da publicação de BD britânica atual no nosso país. Não considero que a sua distribuição tenha sido mais caótica que os Bonelli da Mythos. Pareceu-me foi que atraiu muitos leitores que não lêem Bonelli nem eventualmente Marvel/DC vinda do Brasil e têm pouca noção de que as parcas centenas de exemplares distribuídos vão para pontos de venda muito selecionados, sendo frequentemente difícil encontrar tudo aquilo que se pretende mês após mês.
      Continuo a acompanhar mensalmente o Homem-Aranha Superior nacional. A não importação da BD brasileira com o Agente Venom não dificultou muito (nada?) a leitura do número de setembro, mas fico sempre com a sensação de que o que se obtém hoje em dia entre importações e publicações nacionais é um pálido reflexo do que acontecia noutros tempos…
      Do Universo Marvel da Levoir, em setembro apenas li o clássico Dias de um Futuro Esquecido. Foi uma BD muito lida e relida na altura do seu lançamento brasileiro mas há muito tempo que não o relia. Desta vez, senti um travo agridoce, pois está a ficar extremamente datada.
      Falas-me um pouco do manga Color of Rage?
      Abraço,
      Nuno

  2. Eu também não sou fã das antologias no entanto, por razões históricas, creio que faz sentido apresentar a 2000AD nestes termos (ao invés de uma revista só com Judge Dredd – especialmente as edições mais actuais, que me parecem bem menos interessantes que as clássicas).
    O Homem-Aranha é sempre um dos pontos altos do mês. Também não me incomoda a ausência das séries adjuvantes. Não sendo fã incondicional de super-heróis, passo bem apenas com as séries principais. Do Universo Marvel referia-me no comentário anterior apenas aos que foram lançados este mês. Passaria bem sem os dois dos Vingadores, mas compreendo as razões porque terá sido incluído nesta colecção.
    Quanto ao Color of Rage destaca-se por partilhar o argumentista com Lone Wolf & Cub, Crying Freeman, etc. Infelizmente não lhes chega aos calcanhares, embora seja um só livro (terá as suas vantagens).

  3. Li muitas coisas o final de Criminael,Origin 2,Saga e Morning Glories 1s,as mensais Panini e Universo Marvel levoir/publico e oThor Panini.

      1. Dependa da edição Origins 2 surprendeu-me já Vingadores para Sempre foi Secante.Saga ate achei interessante só que foi hiporbolizada,já Morning Glories surprendeu-me.

Deixa um comentário