A estreia dos X-Men nas bancas

A estreia dos X-Men nas bancas

E eis que os X-Men chegam a Portugal. Esta nova constituição do grupo de mutantes mais conhecido a nível mundial estreou nos EUA no #1 do quarto volume da série X-Men pelas mãos de Brian Wood e Olivier Coipel, em julho de 2013, integrado em Marvel NOW!

As aventuras desta nova versão do grupo encontravam-se inéditas em Portugal, ao contrário do Brasil. No entanto, a série brasileira onde são publicadas não é importada para Portugal – X-Men Extra.

O curioso da escolha dos elementos da equipa mutante da série norte-americana X-Men é que são todas X-women bem conhecidas – Ororo Monroe, Kitty Pryde, Anna Marie, Betsy Braddock, Rachel Grey e Jubilation Lee. Coipel desenhou o primeiro arco, constituído por 3 números, tendo sido seguido por David López, que já figura neste número.

A razão da estreia de X-Men na revista nacional que apenas publica as séries All New X-Men e Uncanny X-Men foi obrigatória, uma vez que as 3 equipas participam na saga Batalha do Átomo (bem como a quarta, Wolverine and the X-Men, a qual é importada para Portugal via a revista Wolverine brasileira).

Deste modo, as bandas desenhadas do 10.º número da revista X-Men, editada em Portugal pela Panini España, foram retiradas das revistas norte-americanas  All New X-Men #16 , X-Men (vol. 4) #5  e Uncanny X-Men (vol. 3) #12, originalmente publicadas em novembro de 2013. Correspondem às partes 2 a 4 (de 10) da saga Batalha do Átomo.

Clique nas imagens para as visionar em toda a sua extensão e dimensões mais generosas:

Ficha técnica completa (há incorreções na revista):
Argumento: Brian Michael Bendis, Brian Wood
Desenho: Stuart Immonen, David López, Chris Bachalo
Arte-final: Wade von Grawbadger, David López, Tim Townsend, Mark Irwin, Jaime Mendoza, Victor Olazaba, Al Vey
Cores: Marte Gracia, Laura Martin

Eis a sinopse da editora:
Foi tomada uma decisão irrevogável: os X-Men originais devem regressar, pois se ficarem no presente as consequências poderão ser devastadoras, mas a jovem Jean Grey tem outra opinião. E a sua decisão vai levar a novos confrontos mutantes nesta Batalha do Átomo.

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora.

10 comentários em “A estreia dos X-Men nas bancas

    1. Bom dia, Bestlamme!
      A Panini España (ainda?) não emitiu nenhum comunicado oficial.
      No entanto, a notícia do cancelamento avançada pelo jornalista do Jornal de Notícias F. Cleto e Pina no seu blog As leituras do Pedro deverá ter o seu fundamento, caso contrário estaria a colocar em causa uma série de entidades e profissionais, o que não nos parece que fosse ético nem minimamente desejável pelo incansável e sério divulgador de banda desenhada.
      Abraço,
      Nuno

  1. Boa, Enanenes. Não caíste no erro da Panini e referiste o nome de Stuart Immonen ou invés do lapso de terem referido David Lafuente. No verso da capa também está referido que quem desenhou a mesma foi Art Adams, quando esta também foi desenhada por Stuart Immonen.

  2. Olá!

    Gostava que me pudessem tirar uma grande dúvida.

    Eu tenho estado a acompanhar o Superior Spiderman, comprei todas as revistas até agora, e pelo que percebi na internet, nos EUA saíram 33 issues. Aqui cada revista contém 3 issues, ou seja, mais dois números e o Superior Spiderman termina certo?

    Ora bem, a minha namorada na mesma altura que comprei o Superior Spiderman #1, comprou os All new X-men (também edição portuguesa) #1. Ela hoje comprou o que imagino ser já a décima revista, ou seja, dos issues 27 ao 30, e perguntou-me quando é que esta ‘série’ terminaria.
    Pesquisei na internet, e como ainda não li as revistas, estou super confuso porque estou a descobrir que nesta publicação já passaram dos ‘all new’ para os ‘uncanny’ e ainda não entendi bem a lógica… estou muito confuso, alguém me pode esclarecer? Esta ‘série’ afinal termina quando? Se é que já terminou…

    E agora estes novos X-Men ainda me vêm dar mais um nó no cérebro!

    1. Olá, Nirvanes!
      Como pôde ler neste artigo, a revista X-Men #10 portuguesa não contém os números All New X-Men #27 a 30, mas sim o All New X-Men #16. Esta série não terminou nos EUA.
      Este número português também publica X-Men (vol. 4) #5 e Uncanny X-Men (vol. 3) #12, séries que também não terminaram nos EUA.
      A série portuguesa ora publicou as séries norte-americanas All New X-Men, ora Uncanny X-Men, surgindo pela primeira vez neste número a série X-Men devido à saga “Batalha do Átomo”.
      Abraço,
      Nuno

      1. Basicamente, nos EUA as revistas X são várias e vão cruzando sagas.

        É confuso,mas mais para o leitor português uma vez que as editoras portuguesas nem sempre publicam todos os capítulos.

        No caso dos comics que são publicados na X-men Portuguesa começas com a “all new”, depois a editora começa a publicar “uncanny” numa fase em que os comics se cruzaram nos EUA e depois vai-se publicando ao mesmo tempo as duas séries como aconteceu a partir do # 10 uma vez que cada comic é um capítulo de uma saga maior como a “batalha pelo átomo”.

        Aconselho-te a ires ao site: http://marvel.wikia.com/Main_Page onde podes escrever o nome da série que te está a dar dúvidas e te apresenta todos os números publicados das séries e como se cruzam eles.

        Boa sorte. De um leitor de x-men há 20 anos para outro.

Deixa um comentário