E eis que os X-Men chegam a Portugal. Esta nova constituição do grupo de mutantes mais conhecido a nível mundial estreou nos EUA no #1 do quarto volume da série X-Men pelas mãos de Brian Wood e Olivier Coipel, em julho de 2013, integrado em Marvel NOW!
As aventuras desta nova versão do grupo encontravam-se inéditas em Portugal, ao contrário do Brasil. No entanto, a série brasileira onde são publicadas não é importada para Portugal – X-Men Extra.
O curioso da escolha dos elementos da equipa mutante da série norte-americana X-Men é que são todas X-women bem conhecidas – Ororo Monroe, Kitty Pryde, Anna Marie, Betsy Braddock, Rachel Grey e Jubilation Lee. Coipel desenhou o primeiro arco, constituído por 3 números, tendo sido seguido por David López, que já figura neste número.
A razão da estreia de X-Men na revista nacional que apenas publica as séries All New X-Men e Uncanny X-Men foi obrigatória, uma vez que as 3 equipas participam na saga Batalha do Átomo (bem como a quarta, Wolverine and the X-Men, a qual é importada para Portugal via a revista Wolverine brasileira).
Deste modo, as bandas desenhadas do 10.º número da revista X-Men, editada em Portugal pela Panini España, foram retiradas das revistas norte-americanas All New X-Men #16 , X-Men (vol. 4) #5 e Uncanny X-Men (vol. 3) #12, originalmente publicadas em novembro de 2013. Correspondem às partes 2 a 4 (de 10) da saga Batalha do Átomo.
Clique nas imagens para as visionar em toda a sua extensão e dimensões mais generosas:
Ficha técnica completa (há incorreções na revista):
Argumento: Brian Michael Bendis, Brian Wood
Desenho: Stuart Immonen, David López, Chris Bachalo
Arte-final: Wade von Grawbadger, David López, Tim Townsend, Mark Irwin, Jaime Mendoza, Victor Olazaba, Al Vey
Cores: Marte Gracia, Laura Martin
Eis a sinopse da editora:
Foi tomada uma decisão irrevogável: os X-Men originais devem regressar, pois se ficarem no presente as consequências poderão ser devastadoras, mas a jovem Jean Grey tem outra opinião. E a sua decisão vai levar a novos confrontos mutantes nesta Batalha do Átomo.
nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora.
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.
Já existe alguma confirmação de que estas edições vão ser canceladas já para o próximo mês?
Cumprimentos
Bom dia, Bestlamme!
A Panini España (ainda?) não emitiu nenhum comunicado oficial.
No entanto, a notícia do cancelamento avançada pelo jornalista do Jornal de Notícias F. Cleto e Pina no seu blog As leituras do Pedro deverá ter o seu fundamento, caso contrário estaria a colocar em causa uma série de entidades e profissionais, o que não nos parece que fosse ético nem minimamente desejável pelo incansável e sério divulgador de banda desenhada.
Abraço,
Nuno
Boa, Enanenes. Não caíste no erro da Panini e referiste o nome de Stuart Immonen ou invés do lapso de terem referido David Lafuente. No verso da capa também está referido que quem desenhou a mesma foi Art Adams, quando esta também foi desenhada por Stuart Immonen.
Olá, Bruno!
Infelizmente, muitas das fichas técnicas das revistas da Panini España não se revelaram rigorosas.
Abraço,
Nuno
Correção: A estreia DAS X-Men nas bancas 😉
Bruno:
Quiça das Mulheres-X?
😀
Nuno
Não acertam uma ja é o 2 engano em x-men.
Olá!
Gostava que me pudessem tirar uma grande dúvida.
Eu tenho estado a acompanhar o Superior Spiderman, comprei todas as revistas até agora, e pelo que percebi na internet, nos EUA saíram 33 issues. Aqui cada revista contém 3 issues, ou seja, mais dois números e o Superior Spiderman termina certo?
Ora bem, a minha namorada na mesma altura que comprei o Superior Spiderman #1, comprou os All new X-men (também edição portuguesa) #1. Ela hoje comprou o que imagino ser já a décima revista, ou seja, dos issues 27 ao 30, e perguntou-me quando é que esta ‘série’ terminaria.
Pesquisei na internet, e como ainda não li as revistas, estou super confuso porque estou a descobrir que nesta publicação já passaram dos ‘all new’ para os ‘uncanny’ e ainda não entendi bem a lógica… estou muito confuso, alguém me pode esclarecer? Esta ‘série’ afinal termina quando? Se é que já terminou…
E agora estes novos X-Men ainda me vêm dar mais um nó no cérebro!
Olá, Nirvanes!
Como pôde ler neste artigo, a revista X-Men #10 portuguesa não contém os números All New X-Men #27 a 30, mas sim o All New X-Men #16. Esta série não terminou nos EUA.
Este número português também publica X-Men (vol. 4) #5 e Uncanny X-Men (vol. 3) #12, séries que também não terminaram nos EUA.
A série portuguesa ora publicou as séries norte-americanas All New X-Men, ora Uncanny X-Men, surgindo pela primeira vez neste número a série X-Men devido à saga “Batalha do Átomo”.
Abraço,
Nuno
Basicamente, nos EUA as revistas X são várias e vão cruzando sagas.
É confuso,mas mais para o leitor português uma vez que as editoras portuguesas nem sempre publicam todos os capítulos.
No caso dos comics que são publicados na X-men Portuguesa começas com a “all new”, depois a editora começa a publicar “uncanny” numa fase em que os comics se cruzaram nos EUA e depois vai-se publicando ao mesmo tempo as duas séries como aconteceu a partir do # 10 uma vez que cada comic é um capítulo de uma saga maior como a “batalha pelo átomo”.
Aconselho-te a ires ao site: http://marvel.wikia.com/Main_Page onde podes escrever o nome da série que te está a dar dúvidas e te apresenta todos os números publicados das séries e como se cruzam eles.
Boa sorte. De um leitor de x-men há 20 anos para outro.