Chega às livrarias a banda desenhada A Viagem de Elefante da autoria de João Amaral, a qual adapta o romance homónimo de José Saramago. O livro do Nobel de Literatura de 1998 foi publicado em 2008, retratando a viagem do paquiderme indiano Salomão até à Áustria, enviado pelo Rei D. João III como presente de casamento ao arquiduque Maximiliano da Áustria. João Amaral transforma este conto numa banda desenhada, editada pela Porto Editora, ficcionada a partir de factos reais.
Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão e com dimensões mais generosas:
Eis a sinopse da obra:
Este álbum de João Amaral adapta para BD o romance homónimo de José Saramago. Como diz Pilar del Rio, no prefácio que para ele escreveu, o caminho até Viena é tortuoso: «João Amaral sabe-o bem porque o esteve a desenhar durante mais de dois anos passo a passo. Estava em sua casa e também ouviu os barritos do elefante, pelo que se pôs a delimitar a zona para que nenhum leitor se perdesse na aventura de ler. João Amaral estudou muito bem aquilo que José Saramago havia escrito e logo que o soube com todas as letras pintou-o para que nada na sua banda desenhada fosse falso.»
nota: as imagens foram gentilmente cedidas pelo autor.
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.