Para os que não acompanham as nossas atualizações diárias na checklist mensal, informamos que o 23.º álbum da série As Aventuras de Blake e Mortimer já está à venda há uma semana. Criada por Edgar P. Jacobs, os primeiros 11 álbuns da série contam com o seu argumento e arte (1950 – 1977), sendo o 12.º (1990, publicado postumamente) também escrito por si. Desde 1996, a série tem vindo a ser desenvolvida por outros autores, sendo Yves Sente (argumento) e André Juillard (arte) o duo que tem contribuído para mais álbuns. O Bastão de Licurgo (Le Batôn de Plutarque, no original) é a sua mais recente proposta.
Eis a sinopse da editora:
Recuando no tempo, este 23º volume da série Blake e Mortimer remonta à primavera de 1944 para relatar a primeira aventura conjunta dos dois heróis. Pilotando um protótipo do Golden Rocket, o capitão Blake acaba de impedir um ataque suicida contra o Parlamento inglês, uma proeza que lhe valeu ser recrutado pelo MI6. A sua missão? Assegurar a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial e prepará-los para… a Terceira! Numa base secreta do MI6, Blake descobre que o seu parceiro é nem mais nem menos que Mortimer, seu amigo de infância. Mergulhados num intrincado caso de espionagem e guerra tecnológica entre grandes potências, os dois amigos vão ter de se relacionar com um estranho e muito pouco simpático especialista em línguas eslavas, um certo coronel Olrik…
Como tem sido habitual, a Asa edita uma edição com capa corrente e outra exclusiva da Fnac.
Esta BD foi pré-publicada na revista francesa L’Immanquable, a qual é também distribuída no nosso país.
nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora.
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.