Curiosamente, as checklists mensais continuam a ser das entradas mais visitadas, consolidando o contínuo sucesso desta iniciativa na tentativa de responder às simples questões que nem sempre têm pronta resposta (não encontro à venda: ainda não saiu? já foi recolhida? a distribuição foi limitada a poucos pontos de venda?…). E, se a premissa é simples e o layout minimalista, a verdade é que obriga a atualizações diárias, no sentido da informação ser o mais correta possível.

Tal como nos meses de setembrooutubro, novembro e dezembro de 2013, bem como em janeirofevereiro, marçoabrilmaiojunhojulhoagosto e setembrooutubro e novembro deste ano, apresenta-se a análise dos lançamentos de dezembro. Relembro que uma porção das variações entre o número de publicações nos diferentes meses são artificiais, não correspondendo a um maior ou menor número de publicações dedicadas à banda desenhada, mas sim ao cumprimento ou não da calendarização que reflete o plano editorial. Como tem sido habitual, inicie-se a análise pela banda desenhada em língua portuguesa distribuídas nas bancas, fonte do maior número de publicações de BD.

PUBLICAÇÕES NACIONAIS NOS QUIOSQUES
Bongo Comics (Goody)
– Simpsons 8 (antevisão aqui)

Dargaud (Asa)
– XIII 11: Regresso a Greenfalls / A Mensagem do Mártir – Yves Sante & Youri Jigounov (dia 3) (sinopse aqui)
XIII 1: O Dia do Sol Negro / Para Onde Vai O Índio… – Jean Van Hamme & William Vance (dia 10) (sinopse aqui)
XIII 2: Todas as Lágrimas do Inferno / S.P.A.D.S.  – Jean Van Hamme & William Vance (dia 17) (sinopse aqui)
XIII 3: Alerta Vermelho / O Dossier Jason Fly  – Jean Van Hamme & William Vance (dia 24) (sinopse aqui)
XIII 4: A Noite de 3 de Agosto / Treze Contra Um  – Jean Van Hamme & William Vance (dia 31) (sinopse aqui)

Disney (Goody) (sinopses aqui)
– Carros 56 (brinde: carrinho Mel Dorado)
– Disney Comix 105 (dia 03) (destaque aqui e antevisão aqui)
– Disney Comix 106 (dia 10) (destaque aqui e antevisão aqui)
– Disney Comix 107 (dia 17) (destaque aqui e antevisão aqui)
– Disney Comix 108 (dia 23) (destaque aqui e antevisão aqui)
– Disney Comix 109 (dia 30) (antevisão aqui)
– Disney Especial 14: DoubleDuck o Regresso (dia 18) (antevisão aqui)
– Hiper Disney 25 (dia 19) (destaque aqui e antevisão aqui)
(nota1: 15.ª caixa arquivadora Disney Comix: #57-60)
(nota2: Disney Princesas #32 não contém BD)

Disney (Zero a Oito)
– Disney Junior 18 (brinde: kit explorador)

Rainbow (Zero a Oito)
– Winx Club 112 (brinde: brinde mágico à escolha)

PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS NOS QUIOSQUES

2000 A.D. (Mythos)
– Juiz Dredd Megazine 4 (antevisão aqui)

Bonelli Comics (Mythos) (sinopses aqui)
– Tex 503
– Tex Coleção 295
– Tex Edição de Ouro 72
– Tex Edição em Cores 20
– Zagor 153
– Zagor Especial 44
– Zagor Extra 117

DC Comics (Panini Brasil) (sinopses aqui)
– A Sombra do Batman (Os Novos 52) 21

Marvel (Panini Brasil) (sinopses aqui)
– Homem-Aranha Superior (Nova Marvel) 4
– Universo Marvel (Nova Marvel) 5

Mauricio de Sousa (Panini Brasil) (capas aqui e aqui)
– Mónica y su Pandilla 38
– Monica’s Gang 38
– Turma da Mônica Jovem 71

Das edições nacionais periódicas disponibilizadas nas bancas não inseridas em iniciativas autolimitadas durante o mês de novembro, não foram distribuídas 2 este mês  – Club Penguin (cuja revista de dezembro tinha sido distribuída no final de dezembro) e, pelo segundo mês consecutivo, Invizimals. A ausência das 2 revistas da Panini España, associada ao recente cancelamento das revistas Marvel editadas pela Panini España, originou a ausência desta editora nas bancas em dezembro. Por outro lado, a revista Simpsons de novembro chegou somente às bancas em dezembro e o número de dezembro foi adiado para janeiro. Deste modo, o número de revistas nacionais periódicas diminuiu para 11 publicações (ao invés das 16 no mês passado). Nestas, o material é de origem italiana (9 publicações) e norte-americana (2 publicações). Devido há ausência de Invizimals nas bancas, não há nenhuma BD espanhola.

Os 5 títulos periódicos nacionais autolimitados foram exclusivos da coleção distribuída com o jornal Público XIII, editada pela Asa, a qual se iniciou em dezembro. Graças a tal, a BD franco-belga foi distribuída nas bancas.

A distribuição das revistas brasileiras Bonelli e 2000 A.D. (Mythos Editora) nas bancas ocorreu sem irregularidades. No que toca à Panini Brasil, 6 das revistas de novembro foram distribuídas no início de dezembro. Aparentemente, a Coleção Histórica Turma da Mônica #41 (pack de 5 revistas) não foi distribuída, ocorrendo nalguns pontos a inexplicável redistribuição do #40, um eventual erro da distribuidora. As 32 revistas anunciadas para dezembro não foram distribuídas. Atendendo a que já é conhecida a listagem de revistas com distribuição prevista em janeiro, acredita-se que em janeiro ocorrerá uma duplicação do número de revistas da Panini Brasil nas bancas. O número total de importações brasileiras diminuiu então para 14 revistas (ao invés das 36 do mês passado), sendo distribuídas da seguinte forma – 8 da Mythos (7 Bonelli e 1 2000 A.D.) e 6 da Panini Brasil (3 Mauricio de Sousa, 2 Marvel, 1 DC).

O número de livros e revistas nas bancas diminuiu para 30 publicações (ao invés das 55 registadas em novembro e 63 em outubro). Em dezembro, nos quiosques, o público-alvo privilegiado tornou a ser o infantil e o público juvenil. O público adulto é o menos contemplado na oferta.

A nível da origem da BD, em dezembro a maioria foi italiana (16 publicações), seguindo-se a franco-belga (5 publicações), norte-americana (5 publicações), brasileira (3 publicações) e britânica (1 publicação). O manga e a BD espanhola mantiveram-se ausente dos quiosques, bem como a BD portuguesa.

Se a Dargaud tem o exclusivo da BD franco-belga (5 publicações), a italiana tem origem no ramo Disney da Panini Itália (8 publicações), na Bonelli Comics (7 publicações) e na Rainbow (1 publicação). Quanto à BD norte-americana, reparte-se por Marvel Comics (2 publicações), Bongo (1 publicação), DC Comics (1 publicação) e Disney (1 publicação). A Mauricio de Sousa Editora tem o exclusivo da BD brasileira (3 publicações) e a 2000 A.D. da BD britânica (1 publicação).

Registe-se ainda que em dezembro de 2013, o número de publicações nas bancas foi superior (81 publicações, não sendo contabilizadas as importações não-brasileiras). Dos títulos já não distribuídos, constavam séries entretanto já terminadas (Comics Star WarsMágico Vento), a existência de várias coleções distribuídas com periódicos diferentes (Astérix à volta do mundo com o Público e Super-Heróis DC Comix Série II com o Sol) e publicações a título único (Uma Aventura Estaminal).


NOVIDADES EDITORIAIS

Após um decréscimo do número de propostas no mercado livreiro em agosto (3 publicações), com a rentrée e o elemento catalisador do evento AmadoraBD 2014 registou-se um aumento (10 publicações em setembro, 19 em outubro e 21 em novembro). Dezembro interrompe a tendência crescente, apesar de alguns dos lançamentos de novembro terem sido adiados para dezembro.

Asa
– Blake e Mortimer 23: O Bastão de Licurgo –  Yves Sente & André Juillard (dia 2) (sinopse aqui)
– Blake e Mortimer 23: O Bastão de Licurgo (capa exclusiva Fnac) –  Yves Sente & André Juillard (dia 2) (sinopse aqui)

Devir
Death Note 11: Almas Gémeas – Tsugumi Ohba & Takeshi Obata (sinopse aqui)
– Naruto 8: Combates de Vida ou Morte –  Masashi Kishimoto (sinopse aqui)

Kingpin Books
– O Espirro do Dragão – Aida Teixeira & Carlos Rocha (dia 6) (antevisão aqui)

Mundo Fantasma
– Zombie – Marco Mendes (antevisão aqui)

As 5 publicações (ou 6, se se considerar a capa variante da Fnac) apresentam banda desenhada com origem portuguesa (2 livros), japonesa (2 livros) e franco-belga (1 livro).

A Devir adiou 4 dos seus lançamentos para 2015. Comparativamente com 2013, com 7 publicações em dezembro, há uma diminuição do número de propostas.


FANZINES/FANÁLBUNS/EDIÇÕES DE AUTOR

Dos fanzines/fanálbuns/edições de autor nacionais que tive conhecimento serem publicados em dezembro, eis a listagem:

Clube do Inferno
– 3 Stories – Mao (antevisão aqui)
– Build More Love – IndieMecha & TataBox (antevisão aqui)

El Pep
TKSF #1000 – Pepedelrey (sinopse aqui)

Façam Fanzines e Cuspam Martelos
– Preto no Branco #4 – VA (antevisão aqui)

Oficina Arara
– The Abolition of Work Part 2 – Bruno Borges, segundo Bob Black

Sama
– La Dolce Vita – Sama (antevisão aqui)
– Mondosama – Sama (antevisão aqui)

Tiago Araújo
– Some Young Gods Elsewhere – Manuel Espírito Santo & Tiago Araújo

V Press
– Hanuram: The Golden – Ricardo Venâncio (antevisão aqui)

Foi um mês com 9 lançamentos, tendo sido todos lançados em formato físico. A 1.ª edição da Comic Con Portugal foi um elemento catalisador para a produção de alguns faznines.

Quanto à comparação com o ano passado, houve um ligeiro acréscimo (8 publicações, 5 das quais em formato digital).

Agradece-se a todos os faneditores e demais bedéfilos interessados que colaborem na construção da área dedicada aos fanzines na checklist mensal, informando dos vários lançamentos que ocorrem mensalmente.


PUBLICAÇÕES EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NOS QUIOSQUES

Como tenho vindo a referir, esta é uma checklist de difícil elaboração pois tem como metodologia a observação realizada em diferentes quiosques, estando frequentemente disponíveis poucos exemplares por ponto de venda selecionado, podendo os mesmos ser adquiridos previamente às minhas visitas. Nesse sentido, fomenta-se a participação dos leitores que queiram completar a listagem sempre que tenham vislumbrado uma publicação em falta na checklist.

De França
– BeauxArts Hors-Série: Les secrets des chefs-d’œuvre de la BD (TTM éditions)
– Casemate 77 (Pommes Presse)
– dBD 89 (DBD)
– dBD Hors-série 12 (DBD)
– L’ Écho des Savanes 330 (Mediamania)
– L’Immanquable 48 (DBD)
– L’Immanquable Hors-Série 10 (DBD)
– Lanfeust Mag 181 (Soleil)
– Psikopat 270 (Éditions du Zébu)

Aparentemente, os quiosques que costumo frequentar não receberam este mês publicações norte-americanas mensais. Também não localizei nenhuma revista espanhola. No total, o número de importações não-brasileiras identificadas foi de 9 publicações. Em dezembro de 2013, registaram-se 11 publicações, sendo esta diferença parcialmente explicada pelo desaparecimento de edições de outros países nos quiosques por mim frequentados.

No total, dezembro possibilitou tomarmos contacto com 53 publicações de ou sobre BD (por oposição às 88 do mês anterior e às 128 de dezembro de 2013), entre edições nacionais e importadas, de géneros bastante distintos.

 

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.