Curiosamente, as checklists mensais continuam a ser das entradas mais visitadas, consolidando o contínuo sucesso desta iniciativa na tentativa de responder às simples questões que nem sempre têm pronta resposta (não encontro à venda: ainda não saiu? já foi recolhida? a distribuição foi limitada a poucos pontos de venda?…). E, se a premissa é simples e o layout minimalista, a verdade é que obriga a atualizações diárias, no sentido da informação ser o mais correta possível.

Tal como nos meses de setembrooutubro, novembro e dezembro de 2013, bem como em janeirofevereiro, marçoabrilmaiojunhojulhoagosto e setembrooutubronovembro e dezembro de 2014 e em janeiro e fevereiro de 2015, apresenta-se a análise dos lançamentos de março. Relembro que uma porção das variações entre o número de publicações nos diferentes meses são artificiais, não correspondendo a um maior ou menor número de publicações dedicadas à banda desenhada, mas sim ao cumprimento ou não da calendarização que reflete o plano editorial. Como tem sido habitual, inicie-se a análise pela banda desenhada em língua portuguesa distribuídas nas bancas, fonte do maior número de publicações de BD.

PUBLICAÇÕES NACIONAIS NOS QUIOSQUES

DC (Levoir)
– Batman 75 Anos 9: O Regresso do Cavaleiro das Trevas 2 (dia 6)
– Batman 75 Anos 10: 75 Anos de Aventuras (dia 13)

Disney (Goody)
– Carros 58 (antevisão aqui)
– Disney Comix 118 (dia 04) (antevisão aqui)
– Disney Comix 119 (dia 11) (antevisão aqui)
– Disney Comix 120 (dia 18) (antevisão aqui)
– Disney Comix 121 (dia 25) (antevisão aqui)
– Disney Especial 16: Superpato (dia 27) (antevisão aqui)
– Hiper Disney 28  (dia 20) (antevisão aqui)
– Minnie & Amigos 11 (antevisão aqui)
(nota1: 16.ª caixa arquivadora Disney Comix: #61-64)
(nota2: 9.ª caixa arquivadora Hiper Disney: #18-19)

Disney (Panini España – edição em língua portuguesa)
– Club Penguin 20 (brinde: shooter pinguim)

Disney (Zero a Oito)
– Disney Junior 21 (2 capas com brindes diferentes: conjunto de chá Princesa Sofia ou conjunto de ferramentas Manny Mãozinhas)

Levoir (Público)
– Novela Gráfica 2: A Louca do Sacré-Coeur – Jodorowsky & Moebius (dia 5) (ouvir aqui)
– Novela Gráfica 3: A Viagem – Edmond Baudoin (dia 12) (ouvir aqui)
– Novela Gráfica 4: Foi Assim a Guerra das Trincheiras – Tardi (dia 19) (ouvir aqui)
– Novela Gráfica 5: Beterraba: A Vida numa Colher – Miguel Rocha (dia 26) (ouvir aqui)

Sony (Panini España – edição em língua portuguesa)
– Invizimals 16 (antevisão aqui)

PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS NOS QUIOSQUES

2000 A.D. (Mythos)
– Juiz Dredd Megazine 7 (antevisão aqui)
– Juiz Dredd Megazine 8

Bonelli Comics (Mythos) (sinopses aqui)
– Cassidy & Demian 3
– J. Kendall: Aventuras de uma Criminóloga 111
– Tex 506
– Tex 507
– Tex Coleção 298
– Tex Edição de Ouro 74
– Tex Edição em Cores 22
– Zagor 155
– Zagor Extra 119

Mauricio de Sousa (Panini Brasil)
– Cascão 93
– Cebolinha 93
– Chico Bento 93
– Coleção Histórica Turma da Mônica 42 (pack de 5 revistas) (capa aqui)
– Magali 93
– Mônica 93

Das edições nacionais periódicas disponibilizadas nas bancas não inseridas em iniciativas autolimitadas durante o mês de março, não foram distribuídas este mês as revistas Simpsons (Goody) e Winx (Zero a Oito), adiadas para o início de abril. O número de revistas nacionais periódicas diminuiu ligeiramente para 11 publicações (ao invés das 12 no mês passado). Nestas, o material é de origem italiana (9 publicações), espanhola (1 publicação) e norte-americana (1 publicação).

Os 6 títulos periódicos nacionais autolimitados pertencem às coleções distribuídas com os jornais SOL (os volumes finais de Batman 75 Anos, editada pela Levoir) e Público (Novela Gráfica, também editada pela Levoir). A primeira contribuiu para o incremento de edições norte-americanas nas bancas (2 publicações). A segunda permitiu a presença de BD franco-belga (3 publicações) e portuguesa (1 publicação) nas bancas.

A distribuição das revistas brasileiras Bonelli e 2000 A.D. (Mythos Editora) teve algumas irregularidades. Por um lado, a Juiz Dredd Especial de Natal não foi novamente distribuída. Por outro, o mês de março acumulou a distribuição quase integral de duas remessas diferentes para meses distintos. No que toca à Panini Brasil, após vários meses, foi finalmente distribuído o pack de 5 revistas Coleção Histórica da Turma da Mônica #42, após ter sido distribuído o #41 no mês passado. Em março, a distribuição das revistas da Panini Brasil referentes à Marvel, DC e Mauricio de Sousa foram quase na sua totalidade adiadas para as primeiras duas semanas de abril. Devido a tal, o número total de importações brasileiras foi substancialmente reduzido para 21 revistas (ao invés das 61 do mês passado), apresentando a seguinte distribuição – 11 da Mythos (9 Bonelli e 2 2000 A.D.) e 10 da Panini Brasil (10 Mauricio de Sousa, 0 DC e 0 Marvel).

O número de livros e revistas em língua portuguesa nas bancas diminuiu para 38 (ao invés das 80 registadas em fevereiro). Dessas, 55,3% são publicações importadas no Brasil. Em março, nos quiosques, o público-alvo privilegiado tornou a ser o infantil e o público juvenil. O público adulto é o menos contemplado na oferta.

A nível da origem da BD, em fevereiro a maioria foi italiana (18 publicações), seguindo-se a brasileira (10 publicações), franco-belga (3 publicações), norte-americana (3 publicações), britânica (2 publicação) e portuguesa (1 publicação). O manga manteve-se ausente dos quiosques, exceto se se considerar a redistribuição.

A BD italiana tem origem no ramo Disney da Panini Itália (9 publicações) e na Bonelli Comics (9 publicações). Quanto à BD norte-americana, reparte-se por DC Comics (2 publicações) e Disney (1 publicação). A BD franco-belga provém de Humanoids (1 publicação), Casterman (1 publicação) e Edmond Baudoin (1 publicação originalmente publicada pela L’Association). A Mauricio de Sousa Editora tem o exclusivo da BD brasileira (10 publicações), a 2000 A.D. da BD britânica (2 publicações) e Miguel Rocha da BD portuguesa (1 publicação originalmente lançada pela Polvo).

Registe-se ainda que em março de 2014, o número de publicações nas bancas foi superior (67 publicações, não sendo contabilizadas as importações não-brasileiras). Dos títulos já não distribuídos, constavam séries entretanto já terminadas (Comics Star Wars, Phineas e Ferb e edições nacionais da Marvel da Panini España). Curiosamente, na altura não se verificou a existência de nenhuma coleção distribuída com periódicos.


NOVIDADES EDITORIAIS

Após um decréscimo do número de propostas no mercado livreiro em agosto de 2014 (3 publicações), com a rentrée e o elemento catalisador do evento AmadoraBD 2014 registou-se um aumento das mesmas (10 publicações em setembro, 19 em outubro e 21 em novembro). Dezembro interrompeu esta tendência crescente, tendo-se registado apenas 5 lançamentos. Seguiu-se janeiro e fevereiro, ambos com apenas 2 livros publicados.

Bertrand
As Crianças São Muito Infantis – Fernando Caeiro & Filipa da Rocha Marques (antevisão aqui)

Chili Com Carne
Askar o General – Dileydi Florez

Devir
– Blue Exorcist 4 – Kazue Kato (ouvir aqui)
– Death Note 12: O Confronto Final – Finis – Tsugumi Ohba & Takeshi Obata (ouvir aqui)
Naruto 9: Neji e Hinata –  Masashi Kishimoto (ouvir aqui)
The Walking Dead TPB 11: Temam os Caçadores – Robert Kirkman & Charlie Adlard (ouvir aqui)

Ideia-Fixa
A Minha Mãe Acha que Fui Trocada à Nascença – Sara-a-Dias (antevisão aqui)

Pato Lógico
Dança – João Fazenda
Verdade?! – Bernardo P. Carvalho

Em março, chegaram 9 novos livros. Por um lado, a Devir retomou os últimos meses adiados do seu plano editorial para 2014. Por outro, editoras como a Bertrand, a Ideia-Fixa/Alêtheia  e a Pato Lógico regressaram ao mundo da BD. Quanto à origem da BD, Portugal é o país mais visado (5 publicações), registando-se ainda a presença do Japão (3 publicações) e EUA (1 publicação).

Ao comparar-se com março de 2014, verifica-se que o ano passado se realizaram 11 lançamentos (4 portugueses, 3 norte-americanos, 2 japoneses, 1 húngaro e 1 espanhol).


FANZINES/FANÁLBUNS/EDIÇÕES DE AUTOR

Dos fanzines/fanálbuns/edições de autor nacionais que tive conhecimento serem publicados em março, eis a listagem:

Francisco Sousa Lobo
I Like Your Art Much – Francisco Sousa Lobo (ouvir aqui)


José Pires

– Fandaventuras Special #09: Rob the Rover – The Origins (third volume) – Walter Booth
Fandaventuras Special #11: Rob the Rover – Voyages and Adventures (second volume) – Walter Booth
– Fandwestern #30: Série Matt Marriott – Shannon, o Gunslinger – Jim Edgar & Tony Weare

Sketchbook Portugal
Sketchbook PT #7 – VA (online)

Ao contrário de janeiro e fevereiro (ambos os meses com 2 publicações), em março o número é de 5 publicações, 4 delas em formato papel e 1 digital.

Quanto à comparação com março do ano passado, em 2014 também se registou a publicação de 5 fanzines, 4 em papel e 1 digital.

Agradece-se a todos os faneditores e demais bedéfilos interessados que colaborem na construção da área dedicada aos fanzines na checklist mensal, informando dos vários lançamentos que ocorrem mensalmente.


PUBLICAÇÕES EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NOS QUIOSQUES

Como tenho vindo a referir, esta é uma checklist de difícil elaboração pois tem como metodologia a observação realizada em diferentes quiosques, estando frequentemente disponíveis poucos exemplares por ponto de venda selecionado, podendo os mesmos ser adquiridos previamente às minhas visitas. Nesse sentido, fomenta-se a participação dos leitores que queiram completar a listagem sempre que tenham vislumbrado uma publicação em falta na checklist.

De França
– Casemate 79 (Pommes Presse)
– dBD 91 (DBD)
– L’Immanquable 51 (DBD)
– L’Immanquable Hors-Série 11 (DBD)
– Lanfeust Mag 184 (Soleil)
– Psikopat 273 (Éditions du Zébu)

No total, o número de importações não-brasileiras identificadas foi de 6 publicações, todas de nacionalidade francesa. No mês passado tinham-se registado 7 publicações.

Em março de 2014,tinha-se observado a distribuição de 5 revistas francesas e 1 norte-americana.

No total, março de 2015 possibilitou tomarmos contacto com 58 publicações de ou sobre BD (por oposição às 91 de fevereiro de 2015 e às 89 de março de 2014), entre edições nacionais e importadas, de géneros bastante distintos.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.