A editora Pato Lógico, em parceria com a Imprensa Nacional – Casa da Moeda, iniciou no ano passado uma coleção denominada Grandes Vidas Portuguesas, a qual é dedicada a diferentes personalidades da História de Portugal. Às biografias ilustradas de Fernando Pessoa, Almada Negreiros, Salgueiro Maia e Aníbal Milhais, vieram agora juntar-se outras tantas dedicados a:
– Ana de Castro Osório (1872-1935), a “mãe” da literatura infantil, escritora, editora, jornalista ensaísta, pedagoga, feminista, maçónica e republicana;
– Aristides de Sousa Mendes (1885-1954), cônsul português em Bordeaux no ano da invasão de França pela Alemanha nazi, tendo desafiado as ordens do governo de Salazar, concedendo vistos de entrada em Portugal a refugiados judeus;
– Azeredo Perdigão (1896-1993) , advogado e primeiro presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, dedicada ao apoio das Artes, Ciências e Educação; e
– Alfredo Keil (1850-1907), compositor, pintor, poeta e colecionador de arte, tendo composto o hino nacional “A Portuguesa” como resposta ao Ultimatum.
Os novos títulos são da autoria de Carla Maia de Almeida (texto) e Marta Monteiro (ilustrações), José Jorge Letria (texto) e Alex Gozblau (ilustrações), António Torrado (texto) e Susa Monteiro (ilustrações) e José Fanha (texto) e Susana Carvalhinhos (ilustrações), respetivamente.
Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:
Eis o título completo de cada obra:
– Aristides de Sousa Mendes: Um Homem de Coragem – José Jorge Letria & Alex Gozblau (INCM/Pato Lógico, 2015)
– Azeredo Perdigão: Um Encontro Feliz – António Torrado & Susa Monteiro (INCM/Pato Lógico, 2015)
– Alfredo Keil: A Pátria Acima de Tudo – José Fanha & Susana Carvalhinhos (INCM/Pato Lógico, 2015)
– Ana de Castro Osório: A Mulher Que Votou na Literatura – Carla Maia de Almeida & Marta Monteiro (INCM/Pato Lógico, 2015)
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.