A Bedeteca da Amadora, integrada na Biblioteca Municipal Piteira Santos, inicia uma nova programação sob responsabilidade de Pedro Moura, intitulada Os cinco sentidos da banda desenhada.

Esta programação contará com grupos de leitura, ações de formação, exposições e debates, estando prevista a apresentação oficial do programa em setembro. Contudo, no próximo dia 22 de julho (sexta-feira) já será inaugurada a primeira exposição desta nova programação.

Quarto interior é uma exposição retrospetiva do autor Francisco Sousa Lobo, contando com a  apresentação de dezenas de pranchas da arte original de obras como O desenhador defunto (que apresentamos aos leitores brasileiros aqui), O andar de cima ou I like your art much, bem como outros trabalhos seus publicados em antologias e alguns inéditos.

Segundo Pedro Moura, o título da exposição é tirado de um poema curto de Fiama Hasse Pais Brandão.

Quarto interior
Na cómoda algumas gavetas
com os caprichosos guinchos da madeira
não só entoavam sons como aspergiam
o ar de antiquíssima alfazema.
Moviam-se devagar para o regaço,
aceitavam escassamente a luz,
gemiam até estancarem
abertas e exalarem
por fim a plena
onda de aroma

A exposição é inaugurada no dia 24 de julho, pelas 18 horas, e estará patente até ao dia 26 de setembro. Integrada no ciclo programático Os Cinco Sentidos da Banda Desenhada, cujas áreas de intervenção são Ver, Fazer, Ler, Discutir, Pensar, e com curadoria de Pedro Moura, esta é a primeira exposição da área Ver. Ao mesmo tempo, é lançado um caderno para cada exposição, permitindo uma colecção destes exemplares.

Segundo Pedro Moura, «a natureza paradoxal em termos de intensidade emocional da obra de Lobo fá-lo lavrar narrativas de natureza contraditória, que tanto poderíamos denominar como “psicodramas tranquilos” como “apatias trágicas”. “Introspecção” não é a palavra correcta: é um espaço, um quarto interior, que permite várias cartografias.»

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.