Liturgia do delírio

Liturgia do delírio

A segunda publicação da Colecção Privada da Mundo Fantasma é Liturgia do Delírio de Esgar Acelerado. Tal como a primeira publicação,  foi impressa em risografia. Esta publicação revisita a exposição homónima de arte sacra de Mr. Esgar no ano passado, subtraindo detalhes, modificando cores e salientado as formas e os ícones, relembrando técnicas de recorte e colagem.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:
Os corpos desenhados por Esgar Acelerado são um inebriante compêndio das tentações. A sua mordaz fisicalidade desarma a enfadonha severidade dos bons costumes, anula a superficialidade dos juízos, convocando-nos para a queda numa exaltada urgência, desafiadora da secreta reserva das nossas emoções. Apropriando-se de bem conhecidas figuras e cenas da iconografia sacra, oferece-nos através de um pilado erotismo o festim de uma outra dimensão religiosa em que ele próprio se apresenta como o seu novo cultor. Acolitado pelo diabo, senhor deste reino de ferina pulsão, Esgar concretiza sob os auspícios de Hieronynus Boch e da desmesura onírica do figurado de Barcelos, a construção de um altar de delícias que nos propõe a superação do medo e da embasbacada rendição do corpo, tão caras à minguada porção de nervo e gestualidade das ovelhas do lusitano redil. Bebendo na mais distinta tradição dos sátiros, o autor, vem dando mostras de uma original verve plástica que alcança nesta Liturgia do Delírio, o seu mais consumado clarão. – João Rios

Foram produzidos 93 exemplares assinados pelo autor (referência M/F 20), existindo uma edição especial de 20 exemplares, aos quais são acrescentados um glicée (M/F 29) e oito impressões em risografia (M/F 21 a 28).

Deixa um comentário