Justiceiro: A ressurreição de Ma Gnucci

Justiceiro: A ressurreição de Ma Gnucci

LEVOIR_MARVEL_N6O 6.º tomo de Poderosos Heróis Marvel é dedicado ao Justiceiro. A Ressureição de Ma Gnucci, da autoria de Garth Ennis e Steve Dillon, reúne  as revistas Punisher War Zone vol. 2 #1-6 (2009).

A personagem Isabella Carmela Magdalena Gnucci foi criada por Ennis e Dillon, tendo sido referida nos #1-3 de The Punisher vol. 4, antes de surgir no #4, em julho de 2000, bem como nos 8 números seguintes. As revistas brasileiras da Abril Grandes Heróis Marvel 3.ª série onde consta essa série não foram exportadas para Portugal, tendo denominado a personagem por Mama Gnucci. Em Portugal, esses 12 números foram publicados pela Devir em 2 TPB, intitulados O Regresso do Justiceiro, há mais de uma década.

Após ser relembrada, através de Peter Gnucci, nas revistas norte-americanas Deadpool vol. 2 #54-55, o aparente regresso de Ma Gnucci dá-se precisamente com esta banda desenhada (cuja revista brasileira que reproduziu este material não foi exportada para Portugal).

Clique nas imagens para as visionar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Na sua cruzada implacável contra o crime, um dos mais terríveis inimigos que Frank Castle, o Justiceiro, teve de enfrentar, foi a maquiavélica Ma Gnucci, líder da família Gnucci, uma das mais poderosas famílias mafiosas de Nova Iorque. Apesar de ter sido lançada para a jaula de um urso polar, de ter perdido braços e pernas e ter sido atirada para uma casa a arder, Ma Gnucci sobreviveu e está de volta para se vingar… e não veio sozinha.
Garth Ennis e Steve Dillon são dois dos mais célebres autores de comics de sempre, muito por força do imenso sucesso que foi a série Preacher, que assinaram para a Vertigo durante os 66 números que ela durou. Não foi nenhuma surpresa quando o seu trabalho começou a ser requisitado por outras editoras, geralmente em busca do cocktail de violência, humor negro e politicamente incorrecto, situações surreais e escandalosas, que caracterizam a obra destes dois autores britânicos. E surpreende ainda menos que a primeira personagem maior a que aplicaram esse seu cocktail tenha sido o Justiceiro, uma das mais icónicas da Marvel, e que mais beneficiaria do tom da dupla de autores. O Editor-Chefe Joe Quesada prometeu a Ennis que o deixaria escrever histórias do Justiceiro tanto tempo quanto quisesse, o que acabou por se transformar numa série que durou oito anos, de que A Ressurreição de Ma Gnucci é a última história..
A primeira aparição do Justiceiro, teve lugar em 1974, como adversário do Homem-Aranha, numa história escrita por Gerry Conway e desenhada por Ross Andru, que se inspirou em Clint Eastwood para criar a imagem do vigilante, que enquanto caçador impiedoso de criminosos deve muito ao 
Dirty Harry, e ao executor interpretado por Charles Bronson nos filmes da série Death Wish. Depois de diversas aparições em histórias do Homem-Aranha e do Demolidor, o arranque a solo do Justiceiro deu-se em 1986, numa mini-série escrita por Steven Grant e desenhada por Mike Zeck, cujo sucesso levou à criação de uma revista mensal. O Justiceiro viu depois a sua presença desdobrar-se por uma série de novos títulos, como Punisher War Journal, escrito por Carl Potts e desenhado por um jovem Jim Lee, cujo primeiro arco foi publicado na primeira colecção da Levoir dedicada à Marvel. O regresso do Justiceiro faz-se agora com a história que assinala a despedida do argumentista irlandês Garth Ennis da personagem, ao fim de oito anos seguidos a escrever as aventuras do Justiceiro. Lançada originalmente em 2008, A Ressureição de Ma Gnucci volta a juntar Ennis com o desenhador inglês Steve Dillon. Os dois autores britânicos já tinham assinado em conjunto a mini-série Welcome Back Frank, de que A Ressureição de Ma Gnucci é uma continuação directa, que traz de volta a maquiavélica Ma Gnucci, líder da família Gnucci, uma das mais poderosas famílias mafiosas de Nova Iorque que, apesar de ter sido lançada para a jaula de um urso polar, de ter perdido braços e pernas e ter sido atirada para uma casa a arder, parece estar de volta para se vingar.

152 páginas a cores, formato comic, capa dura.

LEVOIR_MARVEL_N6_23jul

7 comentários em “Justiceiro: A ressurreição de Ma Gnucci

  1. Olá a todos,
    Estou bastante admirado pelo facto dos 2 TPB (O Regresso do Justiceiro) ainda estarem disponíveis, visto que queria adquirir o “Homem-Aranha: A Última Caçada de Kraven” (Colecção Universo Marvel) e “XIII Mystery” (Os Incontornáveis da Banda Desenhada), mas estes dois últimos são bastante difíceis de encontrar: Mas em relação a “O Regresso do Justiceiro”, acham que vale a pena comprá-los?

  2. red tiger eu ja li e adorei é realmente uma boa historia e a sua arte visual é bastante agressiva claro comparativamente ao que costumamos ver no universo marvel na minha opiniao se és fã do personagem ou de comics em geral penso que deves adquirir espero realmente que nas proximas coleções marvel lancem um dos seguintes titulos do justiceiro
    punisher born
    punisher the slavers
    circle of blood ou in the beggining 😀 adorava muito ter estes arcos na minha estante espero que a levoir leia 🙂

Deixa um comentário