A pedidos de várias famílias, regressamos à nossa rubrica de transmedialização cinematográfica de banda desenhada e vice-versa, acompanhando as estreias nas salas de cinema nacionais.

Uma rapariga regressa de noite sozinha a casa, realizado por Ana Lily Amirpour, estreia no dia 3 de setembro, tendo-se apresentado como um spaghetti western iraniano de vampiros. Apesar de ser rodado inteiramente nos EUA, a língua falada no filme é o persa. Nascida em Inglaterra, a realizadora Ana Lily Amirpour vive nos EUA desde pequena. Em 2012, no norte-americano Noor Iranian Film Festival, foi galardoada com 2 prémios. Foi considerada a melhor realizadora pela sua curta-metragem Pashmaloo (2011), tendo ainda A Girl Walks Home Alone at Night (2011) sido considerada a melhor curta-metragem. O filme que estreia agora nas salas portuguesas baseia-se nessa curta-metragem, com argumento da própria Ana Lily Amirpour.

O filme estreou no Sundance Film Festival em 2014, tendo causado burburinho suficiente para ser adquirido pela Keno Lober e distribuída em parceria com a VICE. Foi o Prémio Revelação em 2014 no Festival du cinéma américain de Deauville, tendo ainda sido galardoado com o Premi del Jurat Carnet Jove al millor llargmetratge e a realizadora com o Premi Citizen Kane al Director Revelació no Festival Internacional de Cinema Fantàstic de Catalunya, em Stiges.

Mas porque razão é abordado neste espaço? Tal deve-se à Radco ter editado duas revistas de BD dedicadas ao filme, em agosto e novembro de 2014, com argumento da própria realizadora e desenhos de Michael DeWeese.

Eis algumas imagens das BD:

Eis o trailer do filme:

Eis a sinopse do filme:
Há coisas estranhas a acontecer na Cidade Malvada. A cidade fantasma iraniana, terra de prostitutas, drogados, chulos e outras almas sórdidas, é um lugar que fede a morte e desespero, onde uma solitária vampira persegue os habitantes mais repugnantes da cidade. Mas quando um rapaz conhece uma rapariga, uma história de amor invulgar começa a desabrochar… em tons de vermelho sangue.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.