Num registo mais mainstream que Uma rapariga regressa de noite sozinha a casa, O Agente da U.N.C.L.E. (The Man from U.N.C.L.E.), realizado por Guy Ritchie, também estreia esta semana nas salas de cinemas portuguesas.

Trata-se de uma adaptação cinematográfica de uma série televisiva norte-americana da NBC, originalmente exibida entre 1964 e 1968, ao longo de 4 temporadas, dentro do género da espionagem ficcional, com a particularidade de contar com a colaboração de um agente da CIA, Napoleon Solo, com outro do KGB, Illya Kuriakin. Para além dos seus 104 episódios, durante a sua terceira temporada foi ainda exibido um spin-off intitulado The Girl from U.N.C.L.E., o qual contribuiu com mais 29 episódios para este universo.

A popularidade da série originou a exibição cinematográfica de 8 filmes, tendo por base as filmagens da série, em especial as dedicadas a episódios duplos, à qual eram adicionadas novas cenas e, por vezes, personagens, sendo frequente aumentar o grau de violência e sensualidade envolvida. Em 1983, 15 anos após o término da série, foi exibido na CBS um novo telefilme, The Return of the Man from U.N.C.L.E..

A série teve ainda direito à produção de bastantes produtos de merchandise, para além de dezenas de romances e de revistas com novelas, alguns romances juvenis e um livro infantil.

E no que toca à BD? A série televisiva foi adaptada à BD nos EUA pela Gold Key Comis, tendo sido publicados 22 números entre maio de 1965 e abril de 1969. Entre os autores que trabalharam na série, são apontados Paul S. Newman e Dick Wood como autores de alguns dos argumentos, bem como Don Heck, George Tuska, Joe Certa, Werner Roth, Mike Sekowsky, Tom Gill e Jack Sparling nos desenhos. Eis 3 das capas:

Registe-se que a BD da Gold Key Comics dedicada ao spin-off Girl from U.N.C.L.E. (janeiro a outubro de 1967) teve direito a apenas 5 números. Tem-se conhecimento que alguns dos argumentos são da autoria de Paul S. Newman e desenhos de Al McWilliams, Bill Lignante, Jack Sparling, Frank Bolle, Bill Lignante e Joe Certa. Eis 3 das capas:

Seria no segundo quinquénio dos anos 80 que a banda desenhada retornaria, desta feita editada pela Entertainment Publishing. A nova revista teve direito a 11 números, entre janeiro de 1987 e setembro de 1988, tendo a particularidade de colocar as jovens personagens nos anos 80, ao invés da década de 60, e, portanto, ignorando o seu envelhecimento, retratado no telefilme supramencionado. Os argumentos eram da autoria de Skip Simpson, David M. Lynch, Stan Timmons, Glenn Magee e Paula Smith e os desenhos de Ken Penders, Kevin J. Burns, Ronn Sutton, Paul Daly, David Day e Wayne Reid. Eis 3 das capas:

A técnica de transplantar as personagens para o presente foi novamente utilizada na minissérie publicada pela Millenium em 1993, intitulada The Birds of Prey Affair. Os planos iniciais da Millenium eram publicar uma sequela, denominada The End of the World Affair, mas tal não aconteceu. O argumento é da autoria de  Mark Ellis e Rerry Collins e os desenhos de Nick Choles. Eis as capas de Joe Phillips:

Devido à popularidade da série televisiva no Reino Unido, também foram produzidas várias bandas desenhadas desta série naquele país. A revista Lady Penelope (janeiro de 1966 – dezembro de 1969) da editora City Magazines, publicava a BD de Lady Penelope Creighton-Ward, a agente secreta de Thunderbirds, bem como outras BD, frequentemente baseadas em séries televisivas. Além de BD original de The Man from U.N.C.L.E., publicou também algum material norte-americano da Gold Key Comics. Talvez por ser dirigida especialmente a raparigas (the comic for girls who love television), esta publicação irmã da revista TV Century 21, passou a exibir, a partir de janeiro de 1967, a BD do spin-off Girl from U.N.C.L.E.. Eis algumas capas e imagens da série ilustrada pelo exímio Ron Embleton, bem como uma pintura a óleo da sua autoria oferecida a um dos leitores num concurso:

A Lady Penelope não foi a única revista britânica em que foi publicada a BD The Man from U.N.C.L.E.. Outra revista foi a Solo. Eis algumas capas da revista:

Esta revista Solo da City Magazines foi publicada entre fevereiro e setembro de 1967, antes de se fundir com a revista TV Tornado, passando-se aquela a designar por TV Tornado and Solo a partir do #37. A TV Tornado também publicava The Man from U.N.C.L.E., não necessariamente na forma de BD mas sim de prosa. Eis algumas capas da revista, bem como algumas páginas de um número da TV Tornado Annual:

Curiosamente, no filme que agora estreia, não se optou por transplantar as personagens para a nossa década, como realizaram as séries de BD dos anos 80 e 90, mas sim manter os anso 60 como a época retratada. Eis o trailer do filme:

Eis a sinopse do filme:
Na década de 1960 os até então inimigos mortais Napoleon Solo, agente da CIA, e Illya Kuriakin, espião da KGB, são obrigados a cooperarem. A grande missão da improvável dupla EUA-Rússia é combater a terrível organização T.H.R.U.S.H., que desenvolve armas nucleares.

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.