Bartoon 25

Bartoon 25

No dia 17 de Setembro, a Abysmo Galeria, inaugura, a partir das 19h00 e na companhia do autor, a exposição Bartoon 25 com tiras e personagens de Luís Afonso.

O pequeno mundo que Luís Afonso criou há 22 anos para o Público mantém um capital explosivo que nem sempre é fácil de explicar. A simplicidade de Bartoon é, talvez, o principal dos componentes. Não procurou o autor o esplendor gráfico, apenas uma cadência minimal repetitiva que serve de baixo contínuo para as inúmeras e pirotécnicas variações da palavra escrita. Nada nos perturba nos minutos, se tanto, que demora o despertar da gargalhada. Com extremo cuidado ético, quase sempre levando ao máximo as consequências do que é dito na esfera mediática, acentuando de modo único o absurdo dito sobretudo pela política, afinal o satélite mais querido da tal esfera. Mas aquela simplicidade deixa esconder um jogo, de linguagem claro, mas que usa um sem número de personagens, orquestrada pelo barman, que estimula, provoca e comenta (também com o corpo mínimo). Desenho e língua, tudo neste palco de papel se ajusta em mecanismo de relojoeiro para nos atirar do material mais explosivo que a criação possui: uma ideia.

Esta exposição – que aproveita a data redonda dos 25 anos do jornal que a publica – visa celebrar, ao mesmo tempo, a arte de um autor completo, e a força que o humor editorial ainda possui nos jornais de referência. Apesar da violência que procurará sempre tolher a liberdade. E revela ainda a influência desta linguagem e do olhar de Luís Afonso na nossa vida quotidiana nas últimas décadas. Ou não fosse pelo Bartoon que começam muitos dos dias.

Luís Afonso (1965, Aljustrel, Portugal) tem formação académica em Geografia (Universidade de Lisboa, 1988), tendo sido professor da disciplina e trabalhado em projectos de desenvolvimento local/regional até 1995. A partir desse ano dedicou-se exclusivamente aos cartoons, actividade que havia iniciado dez anos antes, com colaborações em vários jornais e revistas. Tem tiras diárias nos jornais A Bola (Barba e Cabelo, desde 1990), Público (Bartoon, desde 1993) e Jornal de Negócios (SA, desde 2003). É autor de oito livros de cartoons, sete como autor integral e outro como argumentista. Em 2012 publicou o seu primeiro livro de ficção, O Comboio das Cinco, editado pela abysmo.

Luís Afonso: Bartoon 25
17 Setembro – 16 Outubro (2.ª – 6.ª f.ª: 11-13h00; 15-19h00)
Abysmo Galeria
R. Horta Seca, 40 – R/C
1200-221 Lisboa

One thought on “Bartoon 25

Deixa um comentário