Mosi é a convidado especial do 376.º encontro da Tertúlia BD de Lisboa, que decorrerá no próximo dia 6 de outubro, na Casa do Alentejo.

Eis a apresentação da autora de banda desenhada na primeira pessoa:

Assino como Mosi e sou actualmente aluna do 4.º ano do curso de Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Nasci em 1994, em Lisboa mas mudei-me para a Ericeira aos 13 anos, onde vivo até hoje. Comecei a desenhar antes de saber falar, mas foi só no final da escola primária que comecei a ganhar interesse pela banda desenhada. As minhas primeiras influências foram o clássico Astérix e as revistas adolescentes das W.I.T.C.H., graças às quais decidi que queria fazer BD profissionalmente. Actualmente, os meus interesses focam-se nas graphic novels (novelas gráficas?) e na banda desenhada indie, entre os quais os meus autores e artistas de referência são Jamie Hewlett, Jillian Tamaki, Ross Campbell, Glyn Dillon, entre outros.

Já desenvolvi trabalhos no campo da ilustração/bd/desenho e layout gráfico. Em 2014, ganhei o 1.º prémio do concurso de BD do FIBDA, no escalão A, no mesmo ano em que fui seleccionada para a Mostra Nacional de Jovens Criadores. Paralelamente, na internet, vou desenhando o meu webcomic inspirado na minha vida pessoal e mantenho um blog de opinião onde escrevo maioritariamente sobre os livros de BD que compro.

Neste momento estou a terminar um projecto de BD que comecei a desenvolver em Julho durante a minha estadia na Residência Artística em Alte e no futuro pretendo desenvolver uma graphic novel de âmbito autobiográfico que já ando a planear desde o ano passado.

web:
FB: http://www.facebook.com/Joanamosi
DEVIANTART: http://joanamosi.deviantart.com
WEBSITE: http://joanamosi.wix.com/joanamosi
BLOG: http://estantedamosi.blogspot.com
WEBCOMIC: http://someonestolemypanties.smackjeeves.com

2010 –    Publicação de BD na revista Banzai
2011 –    Layout gráfico da Escola de Condução Ouriquense
2014 –    1.º Prémio do Concurso Nacional de Banda Desenhada do Festival de Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA)
– Selecção para a Mostra Nacional de Jovens Criadores ’14 na categoria de Banda Desenhada / Ilustração
– Exposição colectiva “A Gata Comeu o Meu Site”
2015 –    2.º Prémio no Concurso de Banda Desenhada ‘A Mulher e o Mundo’, da revista Banzai e do Plano Nacional de Leitura
– Participação/Exposição de Obras na Festa de Ilustração de Setúbal
– Participação/Exposição de obras no Colóquio de Ilustração da FBAUL
– Exposição colectiva Ensaio para uma Exposição, Associação 25 de Abril
– Selecção para a Exposição dos 30 Anos CAT (Casa das Artes de Tavira)
– Frequentou a Residência Artística RésVés Loulé, em Alte, onde desenvolveu o projecto de BD Altemente
– Exposição Individual O Meu Umbigo e Eu, pintura e desenho, Vira Copos Ericeira

376.º Encontro da Tertúlia BD de Lisboa
6 de outubro
Casa do Alentejo
R. Portas de Santo Antão, n.º 58
Lisboa

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.