gnm1

Hoje chega às bancas o primeiro volume da Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel. O Espetacular Homem-Aranha: Regresso às Origens de J. Michael Straczynski e John Romita, Jr. inclui as bandas desenhadas originalmente publicadas nas revistas norte-americanas The Amazing Spider-Man (vol. 2 – e não vol. 1, como erradamente consta do volume) #30-35 (junho a novembro de 2001).

Dado esta coleção ser destinada ao grande público, a novos leitores de BD Marvel que desconhecem o material mais antigo (década de 80 do século passado à primeira década do presento milénio), a antigos leitores que pretendem adquirir o material em capa dura com o novo acordo ortográfico e a colecionadores em geral, muitas das bandas desenhadas que a constituem já foram publicadas ou distribuídas no nosso país.

No que toca a este volume em concreto, as bandas desenhadas já tinham sido editadas 3 vezes em Portugal, inicialmente publicadas pela Devir na revista mensal do Homem-Aranha (Homem-Aranha #1-3, maio a julho de 2002) e mais tarde compiladas no livro de capa mole Homem-Aranha: Raízes (julho de 2004, Devir), bem como no volume Os Clássicos da Banda Desenhada #9: Homem-Aranha – Regresso às Origens, publicada pela Panini em agosto de 2005 e distribuída com o jornal Correio da Manhã.

A nível de material extra contém uma breve introdução ao volume por Marco M. Lupoi, diretor das publicações Panini, uma pequena descrição dos eventos que antecederam os acontecimentos retratados na BD, uma página dupla sobre as origens do personagem, uma página sobre o argumentista e outra sobre o desenhador da BD, uma página com o Homem-Aranha desenhado por diversos artistas, uma página com a identificação de 11 vilões das histórias do Homem-Aranha inspirados em animais e 4 páginas de esboços de J. Scott Campbell.

Aos 11 números já conhecidos da coleção, adicionam-se mais 4 anunciados neste volume: O Espetacular Homem-Aranha: Revelações (vol. 15, com a continuação do vol. 1), Ultimate Homem-Aranha: Poder e Responsabilidade, Novos Vingadores: Evasão e Pantera Negra: Quem É o Pantera Negra?

É oferecido um poster de grandes dimensões, com informações sobre a coleção no verso.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:
Toda a sua vida, Peter Parker foi um solitário. Quando Peter Parker adquiriu habilidades sobre-humanas, depois de ter sido mordido por uma aranha radioativa, decidiu guardar segredo… Mas a sua tentativa de fazer fortuna com os seus poderes acabou por resultar no homicídio do seu tio Ben. Parecia que ninguém entendia o equilíbrio difícil entre ser um comum mortal e um herói. Pelo menos até agora. Uma estranha figura suge subitamente, exibindo poderes semelhantes aos de Peter. Quem é esse homem misterioso? Quem são as pessoas que representa? E que antigo mal é este que chegou à América em busca de Peter?

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.